4 vantagens em aceitar todas as formas de pagamento na ótica - Blog - Arquem Automação

Fique por dentro de nossas novidades



Fique por dentro das novidades da Arquem e do setor.

Receba dicas e notícias no seu e-mail.



Clique aqui

4 vantagens em aceitar todas as formas de pagamento na ótica
Blog

4 vantagens em aceitar todas as formas de pagamento na ótica

Postado por Cristiano às 14/05/2018


Você sabe qual a melhor forma de assegurar que seus clientes acertem as contas em dia, sem trazer transtornos para a sua empresa? Em um cenário econômico instável, a inadimplência pode atrapalhar o crescimento do seu negócio. Por isso, é sempre bom dispor de alternativas para que os compradores quitem seus débitos, mantendo o fluxo de caixa da ótica sempre positivo.

Para que você execute suas tarefas com a maior tranquilidade financeira possível, conseguindo vender mais, vamos apresentar as principais formas de pagamento que sua loja pode oferecer. Também vamos destacar 4 vantagens de disponibilizar diversas formas de recebimento. Acompanhe!

Formas de Pagamento

Oferecer diversos tipos de pagamentos para as cobranças pode ser o diferencial para a saúde financeira da sua ótica. Existem os métodos mais seguros, como o pagamento com dinheiro vivo, cartão de débito e crédito. Também há aqueles menos utilizados, como o boleto bancário e os cheques. Confira os prós e contras de cada um:

Dinheiro

O pagamento em dinheiro certamente tem um lugar de destaque em relação a todas as formas de acertos. Ele é a melhor forma de recebimento para manter a boa saúde financeira da organização, pois cai imediatamente no caixa da loja e assegura um fluxo financeiro ágil e contínuo. Para isso, é sempre bom ter um bom número de notas e moedas para o troco do cliente.

Cartão de débito e crédito

Os tipos de pagamentos com cartão de débito e crédito estão entre os mais populares do mundo. Apesar de serem muito práticos – tanto no meio físico, como online –, eles têm um custo que deve ser analisado pelo gestor. As taxas dos cartões variam de acordo com as receitas da loja e a operadora contratada.

Por outro lado, o uso do cartão costuma ser bastante seguro, já que o processo é feito junto a um método de verificação e de gerenciamento de risco. Isso evita operações fraudulentas e impede diversas dores de cabeça para o estabelecimento. Nesse caso, também é importante lembrar que com o cartão o dinheiro não cai imediatamente na conta da empresa. Existe um prazo que geralmente varia de 2 a 30 dias corridos.

Boleto bancário

Por meio do boleto bancário, as taxas de pagamento são menores, quase sempre englobando o valor total do produto. Vale dizer que muitos empresários são adeptos desse tipo de recebimento. Para o cliente pode ser um ótimo negócio, já que muitas lojas oferecem descontos ao escolher essa forma de pagamento.

Os boletos permitem que pessoas sem cartão ou com baixos limites realizem suas compras de forma mais fácil. No entanto, a autorização para a compra pode chegar a até 3 dias úteis. Na modalidade parcelada, no entanto, pode não ser tão seguro para a empresa. Afinal, os clientes podem deixar de honrar seus compromissos, não efetuando o pagamento das próximas parcelas.

Cheque

Os cheques tiveram queda do seu uso nos últimos anos, mas continuam existindo no mercado. Assim como o cartão, o dinheiro não é recebido de forma imediata. Além disso, esse tipo de transação tem riscos maiores, como falsificações, por isso várias empresas deixaram de recebê-lo.

Para evitar transtornos, muitas lojas só permitem o pagamento no cheque após a liberação dos fundos por parte do banco do consumidor. Então, caso você queira oferecer essa modalidade de pagamento, certifique-se de estar sempre prevenido.

Depósito e transferência bancária

O depósito e a transferências bancária são duas formas de pagamento seguras e ágeis. Por meio delas, os valores podem cair na conta da empresa de forma imediata ou em poucas horas. Se a transação for pelo mesmo banco, além de mais rápida, geralmente possui isenção de taxas. Nesse caso, vale lembrar que a quantidade de transferências é limitada por algumas instituições financeiras.

Vantagens de aceitar várias formas de pagamento

Agora que você acompanhou os detalhes sobre as principais formas de pagamento do mercado, confira 4 vantagens de possibilitar acertos variados.

1. Segurança garantida

Em qualquer transação comercial, é essencial proporcionar segurança para todos os envolvidos. No caso do comprador, ele se sentirá mais confiante com um negócio que possibilita diversas formas de pagamento. Isso fará com que você fortaleça o relacionamento com seus clientes. Quando os consumidores sentem-se seguros, realizam compras com mais frequência e dão prioridade para a sua ótica.

2. Liberdade de escolha

Uma vez que sua loja oferece vários tipos de pagamentos, o consumidor fica livre para escolher a opção mais conveniente para ele. Isso significa liberdade de escolha e praticidade no momento em que ele realiza uma compra. Dessa forma, atendimento e relacionamento melhoram e você tem mais chances de fidelizar seus compradores.

3. Mais vendas

Provavelmente você já passou por esse tipo de situação: vai em uma loja, não tem dinheiro vivo na carteira, tenta passar o cartão, mas o estabelecimento não aceita. Esse cenário tende a causar repulsa por parte do cliente, principalmente se a compra for de alto valor. Além correr o risco de ele não voltar na sua empresa, é provável que ainda faça propaganda negativa da sua ótica. Quando você oferece várias formas de pagamentos, você cria empatia e não perde vendas. 

4. Aumento dos lucros

Uma coisa puxa a outra. Uma vez que você não perde vendas, necessariamente aumenta o fluxo de negócios no estabelecimento. Quando você oferece diversas possibilidades de pagamento, a tendência é que aumente as suas vendas e, por consequência, o faturamento e o lucro.

Nesse caso, pense que já fez o mais difícil: trouxe o consumidor para sua loja, ele viu e escolheu o produto, aceitou o preço e se dirigiu ao caixa para realizar o pagamento. Imagina o constrangimento de você não aceitar um cartão, por exemplo? Isso não pode acontecer ou você perderá vendas para seus concorrentes.

Definitivamente, oferecer diversas formas de pagamento na sua ótica assegura muito mais oportunidades de crescimento para a empresa. Portanto, é essencial que você conheça os interesses e as necessidades dos seus clientes e descubra as maneiras como eles preferem fazer seus acertos. Agindo dessa forma, você deixará seus consumidores muito mais satisfeitos e garantirá uma empresa muito mais competitiva no mercado.

 E ai, gostou das nossas dicas? Ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!


Comentários