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5 dicas incríveis para vender mais no varejo
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5 dicas incríveis para vender mais no varejo

Postado por Cristiano às 02/03/2018


Com as mudanças no comportamento do consumidor, principalmente por conta das compras pela internet, as empresas de varejo foram obrigadas a repensar e inovara forma de realizar suas vendas. É claro que vender nunca foi uma tarefa fácil, mas nos dias atuais, em que existe um cenário econômico instável e turbulento, os desafios são ainda maiores.

Além de estarem mais exigentes, os consumidores estão comprando com mais consciência. Nesse sentido, é essencial que a empresa e seus colaboradores se preparem para essa nova realidade do mercado. Dessa forma, será necessário investir em estratégias focadas, por exemplo, na excelência do atendimento, na fidelização dos clientes, na inovação e no merchandising.

Para lhe ajudar a promover o crescimento do seu negócio, preparamos um artigo com 5 dicas para você vender mais no varejo. Acompanhe agora mesmo e saia na frente da concorrência!

1. Realize um atendimento excelente

Investir na excelência do atendimento é crucial para conquistar bons resultados. Lembre-se que tão importante quanto vender é conhecer e entender as necessidades e os interesses dos seus clientes. Uma vez que você sabe quem são e o que querem seus compradores, fica mais fácil realizar ofertas mais certeiras. Esse tipo de estratégia também é essencial para conquistar a fidelização dos consumidores, além de conseguir novos clientes.

Portanto, é necessário que você invista na capacitação da sua equipe de maneira contínua, por meio de treinamentos e cursos sobre comunicação, empatia e, obviamente, excelência no atendimento. Uma equipe motivada, sem dúvidas, trará resultados sólidos para as suas vendas. 

Uma vez que o comprador sente-se seguro em relação ao produto que deseja adquirir e percebe que o vendedor está preocupado em gerar sua total satisfação, ele realizará a compra de forma natural. Lembre-se que, à medida do possível, personalizar o atendimento é um ponto imprescindível para assegurar o sucesso da sua empresa.

2. Promova seu estabelecimento

Nos dias atuais, existe uma série de ferramentas que podem te ajudar a promover seu espaço e a vender mais no varejo. Já imaginou quantas pessoas poderiam se tornar clientes um dia, mas não fazem ideia de que o seu negócio existe? Sendo assim, meios de comunicação mais tradicionais, como jornais, panfletos e revistas podem ajudar na expansão do conhecimento da sua marca. Na internet, as redes sociais podem fazer milagres pelo seu negócio.

Além disso, você pode realizar promoções de descontos, que também devem ser devidamente comunicadas para a sua audiência. Nesse processo, certifique-se de sempre fazer uma comunicação direta e clara, que está alinhada com o seu público. Não adianta nada, por exemplo, investir em uma rede social, se a maior parte dos seus consumidores não acessam à internet, não é verdade?

Sendo assim, identifique junto ao seu público quais são os principais meios que eles utilizam para interagir e buscar informações. O canal ou mídia certo para a sua empresa é aquele em que o consumidor está presente.

3. Esteja nas redes sociais

No tópico acima, falamos brevemente sobre a importância de promover o seu negócio na web. Como sabemos, as redes sociais se tornaram poderosos canais de aproximação com os clientes. Em um país em que praticamente todo mundo tem um celular conectado à internet, não dá para deixar seu negócio fora de mídias como o Facebook, o Instagram e o Whatsapp.

Para realizar um bom trabalho nas redes sociais é importante estudar as ferramentas de forma profunda e identificar as mídias que seus clientes mais usam. A partir daí, planeje-se para gerar conteúdos que sejam do interesse e, principalmente, gerem valor para o seu público.

Assim, as pessoas serão atraídas de forma natural para os perfis da sua empresa. Uma das consequências disso, claro, é o aumento das vendas e dos resultados do negócio como um todo.

Uma dica interessante é, antes de ir às redes sociais, cadastrar seu negócio no Google. O buscador tem ótimas ferramentas que ajudam os negócios locais.

4. Tenha um bom software de gestão

Não tem como negar que a tecnologia é um diferencial para as empresas de todos os portes. Sendo assim, por que não aproveitar esses benefícios? Uma das formas de fazer isso é investindo em um bom software de gestão. Dentre as vantagens estão a economia de recursos e tempo e a realização de vendas muito mais corretas e eficientes.

No mercado existem ótimas opções de sistemas que vão assegurar processos muito mais ágeis e confiáveis. Trata-se de um investimento que, certamente, trará retorno, pois traz vantagens diretas em todas as áreas da organização. Um bom sistema de gestão é, enfim, capaz de revolucionar os seus processos como um todo. Além de otimizar seus resultados, ele também é imprescindível para atrair novos clientes.

5. Invista em merchandising

Em linhas gerais, o merchandising consiste na propaganda que é realizada no ponto de venda. Ele vai desde a fachada da empresa até o ambiente interno. Por isso, é fundamental que a empresa invista na fachada, na placa, na iluminação, na vitrine e na parte interna da loja. Tenha em mente que o essencial é criar uma boa experiência para os clientes.

Lembre-se de explorar todos os sentidos das pessoas. Uma vez que você investe, por exemplo, em banners, flyers e cartazes, ajuda o cliente a se orientar dentro da loja. Também é importante destacar que elementos como música, cheiro e cores afetam o comportamento das pessoas diretamente.

Dessa forma, isso tem o poder de atrair ou repelir o consumidor. Como já destacamos, o importante é que o foco esteja sempre no cliente. Afinal, ele é a principal razão de o seu negócio existir.

O que achou das nossas dicas sobre vender mais no varejo? Você está colocando estas ideias em prática e vem tendo bons resultados? Ou ainda precisa aprimorar seus processos para vender mais?

Para se atualizar cada vez mais e fazer a diferença no seu mercado, continue acompanhando os nossos conteúdos. Siga a gente nas redes sociais, como em nosso Facebook e em nosso Twitter, e fique por dentro de ideias, novidades e tendências que poderão ser cruciais para o aumento das suas vendas.

 
 

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