5 vantagens de implementar um programa de controle financeiro - Blog - Arquem Automação

Fique por dentro de nossas novidades



Fique por dentro das novidades da Arquem e do setor.

Receba dicas e notícias no seu e-mail.



Clique aqui

5 vantagens de implementar um programa de controle financeiro
Blog

5 vantagens de implementar um programa de controle financeiro

Postado por Arquem às 04/10/2017


O controle financeiro é a prerrogativa necessária para a sobrevivência de uma empresa. Essa afirmativa também é válida para as óticas, um tipo de negócio que apresenta grande movimentação financeira e cujas contas precisam ser bem gerenciadas para evitar atrasos e imprevistos.

Monitorar as finanças é uma forma de planejar objetivos de curto, médio e longo prazos. Também permite direcionar os investimentos e estabelecer estratégias acertadas a fim de ter um crescimento mais saudável.

Esse cenário fica muito mais visível quando você implementa um software de gestão financeira. Por isso, neste post vamos apresentar por que essa prática é importante e as 5 vantagens de adotar esse sistema.

Que tal saber mais? Acompanhe!

A importância do controle financeiro

Um dado do IBGE de 2016, divulgado pelo Uol, demonstra que 60% das empresas fecham as portas antes de completarem cinco anos de existência. Um fator que tende a ocasionar esse problema é a falta de gestão financeira, elemento fundamental para que uma empresa sobreviva diante da competitividade do mercado.

Diversas atividades fazem parte da gestão financeira. Entre elas estão:

  • acompanhamento do fluxo de caixa;
  • gerenciamento orçamentário;
  • análise da lucratividade e do ponto de equilíbrio;
  • elaboração da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE);
  • desenvolvimento do Balanço Patrimonial (BP);
  • gestão de custos.

Por essas práticas, fica evidente que o controle das finanças é essencial para planejar investimentos, antecipar problemas e levantar o capital de giro necessário para as operações diárias. Ainda permite saber quanto a empresa gastou, como será o futuro e se a sua ótica é um negócio economicamente viável.

Outros benefícios são:

  • honrar os compromissos no prazo;
  • analisar fontes de crédito para selecionar os menos onerosos;
  • desenvolver um controle mais eficiente dos créditos a receber e saldos de caixa;
  • manter a empresa em situações de solvência financeira;
  • buscar um equilíbrio entre entradas e saídas de recursos.

Para fazer um acompanhamento mais apropriado e alcançar todos esses propósitos, é necessário utilizar um software específico, que ajudará a visualizar os dados e saber como estão os resultados da sua ótica.

Esse sistema traz mais simplicidade ao controle das finanças, porque reúne diferentes dados e fornece acesso a partir de um local específico. Com isso, diversas vantagens são alcançadas. Confira as principais:

1. Agiliza a tomada de decisão

O acompanhamento financeiro é essencial para definir qual caminho a empresa deve seguir. Os dados organizados oferecem acesso rápido e consulta a qualquer momento, o que possibilita tomar decisões mais acertadas e oportunas.

A consequência é a adoção de uma gestão proativa, ao invés da reativa. Na prática, isso significa que você atua de maneira estratégica, sem precisar “apagar incêndios” diariamente.

Por exemplo: um novo fornecedor entra em contato com a sua ótica e oferece um produto por um preço vantajoso. Nesse momento, você pode consultar o sistema de gestão, verificar quanto tem em caixa e qual o comprometimento das finanças para os próximos meses.

Ao mesmo tempo, verifica qual é o giro daquele produto e quanto tem em estoque para identificar a necessidade de adquiri-lo. Com isso, evita ficar com muitos itens parados, trazendo redução de custos.

2. Favorece a integração de dados

O software de controle das finanças reúne e organiza os dados relativos à sua ótica, situação que facilita o acesso, a visualização e a interpretação. Com poucos cliques você consegue analisar a DRE, verificar as informações do fluxo de caixa e avaliar outros itens necessários naquele momento.

Desse modo, pode fazer um planejamento financeiro mais adequado para a sua ótica, definir a possibilidade de realizar investimentos, identificar a necessidade de capital de giro, etc.

3. Oferece mais segurança para a empresa

Os softwares de gestão financeira protegem os dados armazenados por meio de criptografia. Assim, caso um invasor acesse o sistema, não conseguirá visualizar os dados.

Essa característica assegura a confidencialidade das informações e oferece um diferencial competitivo, já que os dados estão mantidos em segurança. Ao mesmo tempo, há um controle maior sobre as operações corporativas, como folha de pagamento, ordens de serviço, emissão de notas fiscais, entre outras.

Perceba que o controle está diretamente relacionado à segurança, porque o que é monitorado pode ser gerenciado e há menos possibilidades de dar errado. O resultado é um crescimento estável e financeiramente saudável.

4. Aumenta a precisão dos dados

O controle automatizado das finanças evita retrabalhos e erros ocasionados pelo acompanhamento manual. Assim, quando a venda de um óculos é realizada, por exemplo, o estoque e o fluxo de caixa são atualizados automaticamente, mantendo todos os colaboradores e você mesmo informados sobre o que está acontecendo.

Essas informações também levam a uma definição mais clara de como o dinheiro deve ser empregado, quais são os maiores gastos e os locais que podem sofrer redução de custos para aumentar sua margem de lucro.

Por exemplo, ao pesquisar diferentes fornecedores, você percebe que pode fazer parceria com outra empresa, que oferece a mesma qualidade e benefícios, porém com um custo mais baixo. Assim, o valor dos produtos é mantido, mas o gasto para adquiri-los é diminuído, o que aumenta o lucro em cima da operação.

5. Auxilia o planejamento empresarial

Esse é um dos principais benefícios do software de gestão financeira, porque o sistema registra as receitas e despesas e apresenta outras facilidades, como controle do estoque, classificação de gastos e elaboração de relatórios.

A partir dos dados obtidos, é possível traçar um planejamento estratégico para a sua ótica. Isso porque você visualiza a real situação do negócio e percebe a necessidade de investir, por exemplo, na contratação de mais colaboradores.

Ao mesmo tempo, também pode prever rendimentos futuros para formar uma reserva financeira, analisar os gastos e detectar a necessidade de contratar um empréstimo para viabilizar as operações rotineiras.

Todos esses benefícios podem ser alcançados com o uso das soluções da Arquem para o gerenciamento de óticas. A partir das ferramentas, é possível administrar o negócio com mais facilidade, organizar melhor as informações, controlar os processos de maneira adequada e gerir todos os aspectos financeiros da sua empresa.

Entendeu por que a sua ótica precisa de um sistema de controle financeiro agora mesmo? Entre em contato conosco e veja como nossas soluções podem ajudar o seu negócio.


Comentários