6 dicas de organização para óticas que ajudam na atração de clientes - Blog - Arquem Automação

Fique por dentro de nossas novidades



Fique por dentro das novidades da Arquem e do setor.

Receba dicas e notícias no seu e-mail.



Clique aqui

6 dicas de organização para óticas que ajudam na atração de clientes
Blog

6 dicas de organização para óticas que ajudam na atração de clientes

Postado por Cristiano às 14/03/2018


Dentre os desafios de gerir uma ótica, a organização do espaço é um dos pontos mais importantes. Além de melhorar os processos da gestão do negócio, também ajuda a aumentar as vendas e atrair novos clientes. Se a sua loja está precisando inovar e melhorar sua estrutura, este artigo é para você.

Quando o ambiente está bem organizado e bem apresentado para os clientes, eles têm mais bem-estar e conforto e, assim, sentem-se mais seguros para realizar suas compras. Além disso, terão vontade de repetir a experiência e ainda divulgar a sua marca para a família e os amigos.

Na realidade que vivemos hoje, o consumidor está cada vez mais exigente. Dessa forma, é essencial que a sua empresa proporcione uma experiência única e especial para as pessoas, desde o primeiro contato, até o momento de fechar uma compra. Dentro do Ponto de Venda, a responsabilidade de ganhar o cliente aumenta mais.

Para a sua ótica ter êxito nas vendas, é imprescindível ter atenção em itens que vão da fachada ao ambiente interno. Lembre-se que um local bem iluminado, com cores chamativas e iluminação vibrante pode fazer toda diferença para os seus resultados. Com o objetivo de te ajudar nesse desafio, vamos mostrar 6 poderosas dicas de organização para óticas. Acompanhe!

1. Melhore a iluminação

A iluminação é um fator essencial para um comércio campeão de vendas. Lembre-se que é no Ponto de Vendas que ganha-se o jogo. Por isso, um ambiente bem iluminado proporciona conforto e bem-estar ao consumidor, além de valorizar as mercadorias e o espaço como um todo.

Aposte em uma boa iluminação e ganhe benefícios, como o aumento da sensação de limpeza e de organização da ótica. Também é importante certificar-se de trabalhar com lâmpadas direcionadas, que destaquem determinados produtos e áreas nobres do ambiente. Além disso, tenha atenção para investir em lâmpadas econômicas, o que irá garantir que o espaço esteja iluminado durante todo o horário comercial.

Vale dizer ainda que um projeto de iluminação deve ser, preferencialmente, executado por especialistas. Por fim, independentemente de você ter uma ótica em um shopping ou em um centro comercial na rua, é importante destacar que bons efeitos de luzes são capazes de realçar sua loja, chamar a atenção dos consumidores e incrementar suas vendas.

2. Pense no layout 

Um layout bem construído proporciona que os clientes circulem bem no ambiente como um todo, o que faz com que eles sintam-se muito à vontade no momento em que estão realizando suas compras.

Nesse contexto, é essencial ter muita atenção à disposição dos móveis, principalmente aqueles que expõem os produtos, de forma que essas mercadorias fiquem mais atrativas aos olhos dos clientes. Um layout bem desenhado é importante para fazer com que os clientes sejam estimulados para adquirirem seus produtos.

Lembre-se de ter atenção às barreiras que existem na loja, que possam impedir os clientes de terem acesso livre às mercadorias. Nesse sentido, o layout tem a missão de assegurar um fluxo eficiente para os clientes, ou seja, garantir que ele tenha uma experiência agradável. Por consequência, a loja tem um aumento de vendas e dos resultados.

3. Monte uma vitrine vendedora

Uma vitrine bem construída é uma arma de vendas para o negócio. Por isso, esse elemento merece tanto destaque no contexto da sua ótica. Ela vai muito além de expor a mercadoria, pois pode representar uma boa porcentagem das vendas realizadas pela empresa.

Ao montar a vitrine na sua ótica, tenha atenção, por exemplo, para que os produtos estejam na altura dos olhos das pessoas, o que irá gerar mais atração e, por consequência, conversão. Também lembre-se de trabalhar itens como cores, iluminação e precificação.

Ainda é preciso ter atenção especial ao piso, às laterais, ao fundo e ao teto  ou seja, todas as partes da vitrine devem ser explorados ao máximo, de forma que os sentidos das pessoas sejam provocados e elas tenham interesse em entrar na loja para conhecer melhor seus produtos e sua marca.

4. Exponha os produtos de forma estratégica

Dentro do Ponto de Venda, é crucial que o cliente tenha uma visão completa da exposição dos produtos. Por isso, é essencial que você perceba os pontos mais nobres do seu espaço e exponha produtos com maior giro ou que precisam ganhar mais destaque.

Crie empatia e se coloque no lugar do cliente sempre que ele entrar na sua ótica. Será que a forma como você expõe seus produtos facilita a experiência do consumidor dentro do seu espaço? Quanto mais simples e direta for a interação, maiores as chances de uma venda ser concretizada.

5. Treine os funcionários

Para que você tenha uma ótica de sucesso, é imprescindível que seus funcionários estejam motivados e alinhados com uma cultura de excelência de atendimento. Por isso, o time da sua loja precisa passar por treinamentos e cursos contínuos, de forma que coloque em prática a filosofia da empresa.

Atendentes bem preparados conhecem o produto a fundo e, principalmente, se colocam no lugar dos clientes, entendendo seus interesses e suas necessidades. Nesse sentido, eles ganham mais poder de argumentação e persuasão, o que é essencial para uma venda mais assertiva e eficiente.

6. Automatize os processos

Definitivamente, a tecnologia trouxe diversos ganhos para as empresas, inclusive as pequenas. Por isso, é essencial que a sua ótica otimize os processos do negócio. Para tanto, uma ótima solução é investir em um software de gestão para óticas, que é sinônimo de diversos ganhos e aumento de vendas para a sua loja.

Por meio de um bom sistema, é possível cortar gastos, agilizar processos e identificar melhorias em todos os setores da empresa. Se tem algum ponto lento e burocrático na sua ótica, por exemplo, um software pode eliminar essa situação e evitar muita dor de cabeça.

E aí, o que achou dessas dicas de organização para óticas? Claro que o caminho do sucesso exige muita dedicação e comprometimento, mas é possível chegar lá. Se você gostou deste artigo, continue acompanhando as nossas novidades e atualizações em nossa página no Facebook!


Comentários