7 benefícios da otimização de processos para sua ótica - Blog - Arquem Automação

Fique por dentro de nossas novidades



Fique por dentro das novidades da Arquem e do setor.

Receba dicas e notícias no seu e-mail.



Clique aqui

7 benefícios da otimização de processos para sua ótica
Blog

7 benefícios da otimização de processos para sua ótica

Postado por Cristiano às 18/06/2018


Você já imaginou sua ótica funcionando com processos mais otimizados e inovadores, gerando cada vez mais vendas e batendo todas as metas? Claro que isso é um grande desafio para o seu empreendimento, mas se você trabalhar de forma correta, com empenho e comprometimento, é possível chegar lá.

Nesse contexto, é importante destacar que a otimização de processos consiste em um conjunto de ações que potencializam os resultados de um negócio. Ela ajuda a tornar o trabalho mais produtivo e eficiente, por meio da aplicação de recursos de forma assertiva, de acordo com a missão da empresa.

Em outras palavras, é um método que estabelece um ambiente que é monitorado continuamente, que ajuda os gestores a entender a, por exemplo, onde investir ou cortar gastos.

Naturalmente, a forma como a otimização de processos é aplicada varia de empresa para a empresa. Apesar disso, independente da área de atuação do empreendimento, o método pode ser essencial para qualquer organização se desenvolver e se tornar mais competitiva no mercado.

Neste artigo, vamos mostrar como a prática é aplicada dentro de uma ótica. Então, acompanhe agora mesmo 7 exemplos de benefícios gerados pela otimização de processos!

1. Aumenta a eficiência do negócio

A otimização de processos assegura que cada setor da empresa seja dividido de forma coerente e objetiva, o que traz mais clareza às decisões.

Trata-se de algo que permite que cada colaborador fique mais motivado e execute as suas tarefas e tenha responsabilidades exclusivas. Assim, sua atuação dentro do negócio se torna mais eficiente.

Além disso, é possível desenvolver habilidades específicas que darão ainda mais celeridade à sua produtividade. A setorização do trabalho também contribui para minimizar os riscos de perdas, fraudes ou erros.

2. Possibilita uma melhor tomada de decisões

Uma vez que a sua ótica abandona processos morosos e burocráticos, passa a ter mais tempo para focar em assuntos mais estratégicos.

Otimizar processos ajuda a padronizar procedimentos e, assim, os resultados equivalem a uma melhor organização de ideias e, consequentemente, tomada de decisões. Isso garante líderes e funcionários muito mais engajados e produtivos.

A otimização de processos também é imprescindível para tornar a informação mais direta, clara e resumida. Com isso, evita-se erros de comunicação, que são comuns no dia a dia de qualquer empresa.

Com o apoio de determinadas tecnologias, como um bom sistema de gestão, todas as informações relevantes para o crescimento do negócio ficam disponíveis. Assim, a empresa avança na conquista dos seus objetivos de forma rápida.  

3. Assegura clientes mais satisfeitos

Uma vez que os processos são padronizados dentro da empresa, formaliza-se um método para a ótica ter uma performance eficiente e, assim, gerar mais vendas.

Trata-se de uma organização que começa dentro da empresa e, certamente, tem efeitos junto aos públicos de interesse do negócio, principalmente os clientes. Otimizar processos é sinônimo de redução de erros, o que diminui a incidência de retrabalhos e, consequentemente, evita possíveis desgastes com os seus compradores.

Em outras palavras, essa situação indica clientes muito mais satisfeitos com a entrega das soluções que você oferece. Dessa forma, esses consumidores tendem a ser fidelizados e ainda farão propaganda gratuita do seu negócio, o que vai trazer novos clientes para a sua empresa.

4. Possibilita redução de riscos e custos

Na otimização de processos da sua ótica, você conquistará melhorias na produtividade e, assim, vai reduzir riscos e custos. Uma vez que você entenderá o todo da sua gestão, vai eliminar etapas desnecessárias e diminuir os desperdícios. Além disso, também vai minimizar os custos da operação.

Métodos aprimorados resultam em investimentos mais bem direcionados e assertivos. Ou seja, você aumentará seu potencial de previsibilidade de vendas e resultados. Uma das grandes vantagens, claro, é que os lucros passam a ser mais satisfatórios.

5. Mais integração entre os processos

A otimização de processos dentro da sua ótica também é essencial para que você identifique as ações sequenciadas e quando uma área depende da outra. Dessa forma, é possível criar soluções para rotinas em sequência, com foco em atingir mais vendas de forma direta, eficiente e rápida.

Isso significa que padronizar as tarefas do seu negócio promove a integração entre todas as áreas da organização. Dentre os diversos benefícios, destaca-se uma comunicação mais clara, pois será criado um fluxo de informações natural e contínuo.  

6. Aumenta a capacidade de intervir

Se a sua ótica está com processos não padronizados, identificar a causa de problemas e erros pode ser extremamente complexo. Assim, o gestor tem muito mais estresse, fica sobrecarregado com as tarefas e trabalha apenas para “apagar incêndios”, sempre atuando em cima das consequências, mas nunca nas causas.

No entanto, com a otimização dos processos, as etapas se tornam muito claras e definidas, por isso as falhas que surgem são identificadas e eliminadas de forma rápida. Com isso, o líder passa a agir de forma muito mais assertiva e eficiente, conseguindo elaborar planos que evitam um determinado problema e geram muitos desgastes para a organização.

7. Traz melhorias nos resultados

Se a sua ótica seguir à risca a implementação da otimização de processos, terá como consequência a melhoria significativa dos resultados do negócio como um todo. Isso quer dizer que a empresa vai produzir com menos custos e mais qualidade.

Além disso, contará com um time mais qualificado e mais especializado, o que significa que o produto chegará ao seu consumidor de um jeito mais eficiente. Assim, a empresa se tornará muito mais competitiva no mercado.

Como você pôde conferir, a otimização de processos, embora seja algo que demanda dedicação e cuidado contínuos, traz inúmeros benefícios para a sua ótica. Essas vantagens são observadas, principalmente, em relação ao desempenho do seu negócio.

De maneira a realizar essa padronização de forma assertiva, é importante que você mapeie todos os processos da sua organização, de forma a identificar gargalos e desenvolver ações que vão, efetivamente, trazer melhorias na execução das tarefas do dia a dia.

Para que você conquiste a otimização de processos de forma rápida e eficiente, é fundamental contar com a ajuda de um bom sistema. Por isso, leia o artigo “Software de gestão para óticas: conheça seus benefícios”.


Comentários