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7 vantagens dos softwares de gestão de venda para óticas
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7 vantagens dos softwares de gestão de venda para óticas

Postado por Arquem às 16/02/2018


Sistemas mais robustos, maior qualidade técnica, relatórios mais completos e uma administração mais eficaz. Estes são apenas alguns dos aspectos de impacto para quem adota os softwares de gestão de venda em sua ótica.

O uso crescente da tecnologia é fundamental no mercado. Afinal, hoje se tem uma maior quantidade de informações e é preciso estar atento a elas, a fim de prover maior qualidade gerencial, garantindo o sucesso do empreendimento.

Pensando nisso, enumeramos algumas das principais vantagens de adotar o software correto. Descubra, a seguir, quais são elas e entenda o porquê a sua ótica precisa dessa ferramenta com urgência!

1. Fazer o controle do valor vendido

Imagine que a sua ótica tenha um grande fluxo de clientes e precise controlar o que foi vendido. Seria impensável realizar esse trabalho de maneira manual, certo? Isso, inclusive, poderia fazer com que o seu empreendimento perdesse clientes, antes mesmo de realizar o atendimento.

Com os softwares de gestão, todo o trabalho é otimizado, ou seja, o registro de vendas é automatizado, sem a necessidade de controle manual e tendo à disposição as informações sempre que precisar.

Ademais, será possível precisar exatamente quanto foi vendido e, dependendo dos recursos disponibilizados, até mesmo fazer um cálculo automático de ganho por produto, facilitando assim, o estabelecimento dos produtos que são o carro-chefe da sua marca e estratégias relativas a eles.

2. Calcular a comissão para funcionários

A maioria dos estabelecimentos comerciais pagam comissões aos seus funcionários. Ou seja, eles recebem uma porcentagem sobre todo produto que é vendido na ótica e da qual foi o intermediador. Logo, é necessário saber exatamente o que foi vendido, os descontos dados e outras especificidades da transação.

Quanto mais específicas forem as informações, mais fácil será calcular a comissão para os funcionários. Com o auxílio dos softwares de gestão de vendas fazer esse trabalho demandará menor tempo e trará mais eficiência para o departamento financeiro ou contadores terceirizados, fazendo com que o cálculo relativo à remuneração seja feito de maneira correta e justa.

Vale ressaltar que adotar uma ferramenta tecnológica facilitará o processo, independentemente do regime de comissão adotado. Seja ele por percentual fixo de venda, margem de lucro por venda, função do recebimento ou faturamento.

3. Controlar o estoque

É no estoque que se concentra boa parte do investimento da sua ótica. Sendo assim, é preciso lembrar de que produtos parados ou faltantes comprometem a saúde financeira da empresa. Logo, manter uma ferramenta que controle todo o fluxo de saídas e entradas é imprescindível.

Os softwares de gestão de vendas ajudarão, por exemplo, a ter acesso a todos os produtos cadastrados, vendas por dia, lista das quantidades de itens adquiridos e, ainda, saber exatamente quanto de capital está inserido ali.

Consequentemente, é possível saber quais os produtos vendem mais, evitar a perda de itens, organizar os pedidos aos fornecedores, ter dados sobre custo por produto e quantidade máxima de itens que precisam estar no estoque para atender à demanda da sua ótica.

4. Manter cadastro de clientes

No ramo de óticas é comum ter clientes que retornam ao empreendimento, por exemplo, para realizar a troca de suas lentes de contato, fazer mudanças de acordo com a receita de oftalmologista, entre outros.

Por isso, durante o processo de vendas é imprescindível realizar um cadastro dos clientes com informações necessárias para futuras consultas.

O software ajudará a tornar vendas posteriores otimizadas, mas também a prover informações para que o setor de marketing utilize, por exemplo, para definir as estratégias de atração de novos consumidores.

Uma boa ferramenta tem essa capacidade e, ainda, é responsável pela organização de dados nesse sentido, o que é uma grande vantagem para o negócio que deseja se manter sustentável ao longo do tempo e também expandir a sua atuação.

5. Apoiar as tomadas de decisão

Os softwares de gestão de vendas têm outra função muito interessante que serve como grande benefício para as óticas que desejam se posicionar de maneira estratégica.

Por meio da ferramenta é possível obter relatórios completos que ajudam a decidir, por exemplo, sobre quais as áreas precisam de maior investimento, o que tem impedido a conclusão de vendas (falhas), entre outros aspectos.

Além do sistema de gestão oferecer visualizações sobre os principais dados da empresa, ele também permite determinar KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores-chave de desempenho), que serão fundamentais para acompanhar o desenvolvimento e o retorno sobre o investimento (ROI) de vendas.

Devido a todas essas questões, será possível tomar decisões mais concretas para o avanço do negócio.

6. Reduzir os custos da ótica

Uma das maiores preocupações dos empresários na atualidade é com a redução de custos de seus empreendimentos. Afinal, minimizar os gastos de maneira eficaz significa maior lucro. Mas é preciso adotar corretamente o software para poder obter esse benefício.

Isso porque, a princípio, será preciso investir dinheiro na nova ferramenta e treinar a equipe para utilizá-la. Com o tempo, as reduções começam a serem maiores.

Da economia com materiais, como papel e impressão até vendedores mais produtivos, o software tem muito a acrescentar ao seu negócio.

7. Integrar os canais de vendas

Outra vantagem do sistema de gestão de vendas é a integração dos diferentes canais de vendas. Com a globalização do mercado, muitas óticas têm apostado na comercialização por canais online, como e-commerces e redes sociais.

No entanto, sem um  programa adequado fica praticamente impossível saber qual, de fato, são os resultados obtidos com as vendas.

O interessante dessa ferramenta é que ela integra esses canais online com as vendas físicas, permitindo uma gestão muito mais eficaz. Ou seja, todas as informações ficarão reunidas em um único lugar, facilitando o trabalho de vendedores e gestores.

Existe uma série de bons motivos para adotar os sistemas de gestão de vendas, como você pôde ver ao longo deste artigo. Uma ótica que implementa o programa, consegue um retorno financeiro maior, mas também mantém todos os processos organizados, otimizando a administração do negócio.

Viu que a sua ótica precisa de uma solução como essa e ainda não conhece nenhum software eficaz? Entre em contato conosco e conheças as nossas soluções para o seu empreendimento!


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