8 indicadores da necessidade de um sistema de gestão para óticas - Blog - Arquem Automação

Fique por dentro de nossas novidades



Fique por dentro das novidades da Arquem e do setor.

Receba dicas e notícias no seu e-mail.



Clique aqui

8 indicadores da necessidade de um sistema de gestão para óticas
Blog

8 indicadores da necessidade de um sistema de gestão para óticas

Postado por Cristiano às 06/04/2018


Muitos empreendimentos estão passando por desafios e são forçados a lidar com problemas manuais e gastos desnecessários. Pode ser que esse seja seu caso. O lado negativo é que, se uma situação como essa perdura por muito tempo, todo crescimento da organização fica comprometido. No entanto, por meio da adoção de um software, a empresa volta para os trilhos e ganha mais competitividade no mercado.

Na gestão de uma ótica, chega o momento em que é imprescindível adotar um bom sistema. Isso será importante para que a empresa tenha mais produtividade e eficiência nas atividades do dia a dia. Claro, porém, que não basta adotar qualquer software. Ele precisa ser específico e personalizado para o seu negócio, de forma que entregue resultados alinhados com a sua estratégia.

A partir desse contexto, preparamos um artigo com 8 indicadores da necessidade de um sistema de gestão para óticas. Confira!  

1. Desorganização financeira

Quais os critérios você utiliza para organizar a área financeira do seu negócio? Um bom software de gestão é essencial para você administrar gastos e despesas e também para organizar recebimentos, garantindo que tudo seja acertado dentro dos prazos estabelecidos.

Quando você trabalha com as suas finanças bem organizadas, significa que terá menos gastos com multas e juros. Com menos custos, a empresa lucra mais. Com o tempo, o software assegura reduções cada vez maiores e desperdícios, menores.

2. Problemas com notas fiscais

Se no dia a dia da empresa existem problemas com a emissão de notas fiscais, um bom software pode resolver a situação. Por meio de um sistema, é possível emitir a Nota Fiscal Eletrônica de forma muito mais rápida, confiável e fácil. Como tudo está integrado à área financeira, a ótica ganha em agilidade para realizar esse tipo de trabalho.

3. Baixa lucratividade

Pode ser que a sua ótica esteja com uma gestão deficiente, com processos mal estruturados e informações soltas. O ruim de problemas como esse é que eles refletem diretamente na lucratividade do empreendimento. Caso o seu negócio esteja com poucos lucros, chegou o momento em investir em um sistema preciso, que automatiza os dados organizacionais.

Munido das informações úteis, como um software proporciona, o gestor poderá apontar mais caminhos para o desenvolvimento contínuo e sustentável da empresa. Dessa forma, estará livre para focar em atividades estratégicas, como ações de marketing, treinamento com a equipe de vendas e entrada em um novo nicho de mercado.

Com decisões mais seguras, a tendência é que a empresa passe a performar em alto nível e, assim, conquiste mais lucros em seu dia a dia.

4. Dificuldade para tomar decisões

Os softwares de gestão são essenciais para o gestor de ótica que tem o objetivo de se posicionar de maneira estratégica. Por meio de um bom sistema, é possível compilar dados e construir relatórios que contribuem para decisões, por exemplo, acerca das áreas que necessitam de mais investimentos.

Além de o sistema de gestão possibilitar uma visão integral de todas as áreas da empresa, ele também permite estabelecer KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores-chave de desempenho), que serão essenciais para verificar o desenvolvimento do Retorno Sobre Investimento (ROI).

5. Não conseguir fazer o controle de estoque

É fundamental que a empresa tenha controle do estoque. No entanto, isso demanda trabalho, tempo e recursos para ser feito de forma manual. Por meio de um sistema de gestão para óticas, o gestor consegue contabilizar de forma exata os produtos que tem no estabelecimento e pode fazer isso diretamente do balcão da empresa.

Uma vez que as consultas dos produtos podem ser realizadas de forma rápida, você consegue realizar negociações mais seguras. Nesse contexto, o negócio evita levar insatisfações para seus clientes e consegue entregar um atendimento mais personalizado e focado nas reais necessidades dos seus compradores.

6. Não ter estratégia de vendas

Ter informações precisas sobre o processo de vendas é essencial para a gestão da ótica. Por meio delas, o gestor da ótica pode criar diversas oportunidades de negócio futuras. Com a análise dos dados de vendas, será possível tomar decisões mais eficientes, por exemplo, com relação aos produtos mais vendidos e às mercadorias menos vendidas.

Por meio de um software de gestão, essas informações serão automatizadas e será possível trabalhar uma campanha de marketing para um produto específico. Muito além disso, um bom sistema permite a visualização integral da estratégia de vendas da empresa como um todo.

7. Clientes não fidelizados

É bem provável que você saiba que manter um cliente custa muito menos do que ir ao mercado em busca de novos consumidores. Nesse sentido, é essencial estabelecer estratégias para garantir que as pessoas continuem comprando na sua loja e não no concorrente. Para fidelizar seus compradores, a empresa necessita estabelecer relacionamentos mais próximos.

Utilizando um bom sistema de gestão, será possível armazenar os dados dos consumidores e, assim, personalizar o atendimento. Com o histórico de compras dos consumidores em mãos, as negociações ficarão mais rápidas e a loja poderá oferecer um atendimento completamente focado nas necessidades dos clientes.

8. Falta de acompanhamento de resultados

Tudo aquilo que não é medido, não é controlado. Assim, é preciso ter acompanhamento das vendas e dos resultados como um todo. Aliás, esse é um dos principais benefícios de um bom software de gestão. Tudo estará disponível a um clique de distância.

Nesse sentido, você consegue conferir como está o desempenho da sua ótica e quais são os principais resultados que está conquistando. Além disso, os sistemas também permitem a emissão de relatórios, que são essenciais para a boa gestão da empresa.

A partir de todas essas ideias, vale destacar que um sistema de gestão para óticas é um investimento essencial para elevar o nível dos seus negócios e aumentar a competitividade da sua empresa. Nos dias atuais, é essencial que seu estabelecimento esteja comprometido em adotar tecnologias que o ajudem a atingir os seus objetivos e as suas metas.

É claro, porém, que implementar um software é uma decisão que precisa ser tomada com cautela. Por isso, sugerimos que entre em contato com a gente, para entendermos sua real necessidade e ajudá-lo com a melhor solução possível


Comentários