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A experiência do cliente é uma estratégia essencial para o crescimento da sua ótica
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A experiência do cliente é uma estratégia essencial para o crescimento da sua ótica

Postado por Arquem Automação Corporativa às 23/03/2021


Experiência do cliente é quando a empresa entende que nada faz sentido sem os clientes, então, ela molda todas as suas ações pensando em criar experiências diferenciadas na empresa para os mesmos.

Esse com certeza é um caminho fundamental para aumentar as vendas e os lucros, sem mencionar que se torna gratificante saber que o produto da sua ótica está atendendo de fato as necessidades das pessoas.

O que é uma boa experiência do cliente?

Quando se fala em experiência do cliente isso não se remete somente a sua satisfação, mas sim, em estratégias que a ótica pode adotar para proporcionar melhorias nos processos de compra.

Alguns exemplos são: 

  • Determinar a persona ideal para os produtos ou serviços da empresa;
  • Direcionar as campanhas de marketing;
  • Criar meios fáceis de vender pela internet, pode ser através de sites, marketplace, whatsapp, instagram;
  • Processos de logísticas mais ágeis;
  • Uso de tecnologia que aproximam os clientes e fornecedores com os setores responsáveis da empresa;
  • Criação de programas de fidelidade;

Como melhorar a experiência do cliente?

Para saber se a sua empresa está investindo nisso, avalie os seguintes pontos:

  • As estratégias que a sua ótica utiliza tem atraído o público certo?
  • Os meios de venda disponibilizados são fáceis de acessar e efetuar a compra?
  • Os canais de atendimento tem conseguido tirar as dúvidas de maneira rápida?
  • Todas as informações que o cliente precisa são acessíveis ou ele precisa perder tempo para obtê-las?

Para conseguir oferecer tudo o que o cliente busca, é importante usar muitas estratégias, o primeiro passo é ter um bom sistema integrado para acompanhar a jornada do cliente na loja e nisso você pode contar com a Arquem.

Manter um histórico de suas preferências pode guiar o setor de compras e de marketing.

Outro ponto essencial na experiência do cliente é treinar toda a equipe para padronizar o atendimento do início ao fim do processo, é fundamental dar feedback rápido das dúvidas e resolução dos problemas, a mentalidade de todos os membros da equipe deve ser focada no cliente.

Por fim, a análise de métricas precisa ser acompanhada pelo gestor para saber se as estratégias estão dando certo. , isso pode ser medido pelo crescimento do faturamento, nível de retenção dos clientes, melhor canal de venda, taxas de conversão, entre outros.


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