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Atendimento personalizado para a terceira idade pode render bons frutos para sua ótica
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Atendimento personalizado para a terceira idade pode render bons frutos para sua ótica

Postado por Arquem às 08/05/2017


A previsão é que, em 2025, o Brasil tenha a sexta maior concentração de idosos do mundo. Isso significa que serão mais de 32 milhões de habitantes com mais de 60 anos no país, o que corresponderá a quase 13% da população.

Problemas de visão aumentam com a idade

Sabemos que o avanço da idade costuma vir acompanhado por diversos problemas de saúde, incluindo os relacionados à visão. Por volta dos 50 anos é comum surgir a dificuldade de leitura (presbiopia) e, aos setenta anos, é verificado o aumento da incidência de problemas decorrentes da opacificação do cristalino (catarata). Nos idosos também são frequentes doenças como o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular.

Por isso, é extremamente importante que pessoas acima de 60 anos realizem regularmente exames oftalmológicos e façam o tratamento adequado, seja através de cirurgia ou do uso de lentes corretivas, sem esquecer da correta manutenção dos óculos e lentes.

Atendimento personalizado

Considerando que os idosos possuem características e necessidades específicas, sua ótica não só pode como deve investir em um atendimento diferenciado a fim de melhorar o relacionamento com esse público tão especial.

Veja algumas dicas de como realizar um bom atendimento para a terceira idade:

  • Seja cortês. Em qualquer relacionamento a cortesia é importante, mas, ao atender idosos, ela é fundamental, pois trata-se de um público que já viveu muitas experiências, passou por muitas dificuldades e merece ser bem tratado, sempre.
  • Não subestime o público idoso. A palavra idoso carrega um status cheio de preconceitos na sociedade. A aparência e as consequentes debilidades da idade enganam, mas isso não justifica subestimar as capacidades dos idosos, sejam elas intelectuais ou físicas.
  • Saiba ouvir. Qualquer público exige do vendedor a habilidade de saber ouvir. Mas, o público que faz parte da terceira idade apresenta uma necessidade ainda maior de ser ouvido. Portanto, evite interromper o idoso enquanto ele estiver falando.
  • Estabeleça uma relação de confiança. Escute e, então, ajude o idoso a encontrar a melhor solução de produto ou serviço. Lembre-se que os idosos constroem com mais frequência e facilidade uma relação de fidelidade com as lojas, sobretudo com as pessoas que os atendem.
  • Mantenha contato. Lembre-se de avisá-los quando a manutenção dos óculos estiver com prazo vencendo. Inclusive, o sistema de gestão da Arquem oferece uma solução fácil para isso! Ele permite verificar quais clientes estão com a data da manutenção prestes a vencer. Clique aqui e saiba mais sobre as Soluções Arquem.
  • Cative. Crie campanhas, ofereça brindes e descontos exclusivos para idosos. Chame a atenção desse público para a sua ótica e mostre que eles são especiais.
  • Use e abuse de programas de relacionamento. Faça cadastros e utilize os dados a favor da ótica. Envie mensagens, dicas e felicitações. Esteja ao lado do seu público nos momentos importantes.
  • Pratique. Faça do bom atendimento uma prática diária dentro da ótica e os resultados certamente virão 

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