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Cadastro de cliente: quais são os benefícios?
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Cadastro de cliente: quais são os benefícios?

Postado por Cristiano às 16/05/2018


Ter uma base de compradores fiéis e satisfeitos é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Dentre as inúmeras possibilidades para interagir com os consumidores, destaca-se o cadastro de cliente. Trata-se de uma maneira de o negócio conhecer melhor a pessoa que está consumindo seus produtos e serviços.

Por meio do cadastro de cliente, a organização pode traçar estratégias mais acertadas para criar empatia e aumentar as vendas, alcançando os resultados esperados. Com essa prática, a empresa passa a ter um contato mais próximo e personalizado com o consumidor, o que é essencial para a estratégia de qualquer organização que busca se consolidar no mercado.

Entre as vantagens de ter um cadastro de cliente, destacam-se os seguintes pontos:

  • ajuda a identificar a real necessidade dos clientes;
  • contribui para perceber qual o produto de preferência;
  • permite identificar quanto é gasto em cada compra;
  • possibilita realizar o pós-venda e criar uma estratégia de marketing digital.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, explicaremos melhor os benefícios dessa prática e, em seguida, daremos dicas essenciais de como o cadastro pode ser feito. Acompanhe!

Benefícios do cadastro de cliente

Sem dúvidas, construir um bom cadastro é imprescindível para a gestão da empresa. Vale destacar que ele cria as bases dos seus relacionamentos e assegura vantagens como a fidelização dos clientes. Nos dias atuais, fidelizar e engajar seus consumidores é primordial para o sucesso da sua estratégia de marketing e vendas. Nesse sentido, por meio de um bom cadastro de cliente, você pode:

  • realizar o pós-venda: essa ação é essencial para construir uma relação contínua e duradoura com os seus compradores. Lembre-se de que é muito mais barato manter um cliente do que ir ao mercado em busca de novos consumidores;

  • utilizar estratégias de marketing digital: com a evolução da tecnologia e o acesso cada vez mais fácil e rápido à Internet, é essencial que a organização se estabeleça no mundo digital. É possível, por exemplo, enviar newsletter, e-mail marketing e mensagens no WhatsApp;

  • avisar sobre novidades: as pessoas adoram saber sobre aquilo que há de novo em sua empresa. Portanto, aposte na comunicação de um produto ou serviço novo e sempre trabalhe com a geração de conteúdos de valor, demonstrando que você se importa com os seus consumidores;

  • oferecer produtos complementares: quando você cria seu cadastro de cliente, em conjunto, pode gerar uma planilha com o valor gasto nas compras, o que ajudará a controlar as finanças da empresa. Nela, você saberá quanto cada consumidor gasta. Assim, terá informações privilegiadas no momento de oferecer mercadorias complementares;

  • atualizar a agenda: esse passo é primordial para não perder o contato dos clientes e, de quebra, fidelizá-los. Ter uma agenda atual demonstra seu compromisso com o crescimento da empresa e também contribui para você comprovar que se importa verdadeiramente com o seu comprador.

Como fazer um bom cadastro 

Agora que você sabe sobre os principais benefícios gerados por um bom cadastro de cliente, é o momento de entender como criar um ideal para a sua necessidade. Em primeiro lugar, é importante que você defina quais informações são mais importantes para o seu empreendimento.

Se você costuma enviar muitos e-mails com as novidades da sua empresa, é fundamental que peça o e-mail dos seus clientes. Se você liga ou manda WhatsApp, é crucial conseguir o número de telefone das pessoas — e, claro, lembre-se de pedir autorização para realizar um possível contato posterior.

Para realizar a construção desse cadastro de forma efetiva, tenha a atenção de fazer a abordagem antes que o consumidor feche a compra. Para facilitar, ofereça algo em troca. Pode ser um brinde, um desconto na compra ou a participação em um sorteio. Tenha em mente que o ideal é explicar o porquê do cadastro. Isso denota autenticidade e é bem provável que gere simpatia por parte do cliente.  

Em seguida, é necessário que as informações sejam passadas para um sistema. Isso vai automatizar os processos e assegurar que você monitore o padrão de comportamento dos seus compradores. Uma ótima possibilidade é que a empresa tenha um bom software de gestão, que vai facilitar e otimizar o relacionamento com os clientes, além de contribuir para cortar gastos.

Planilhas para realizar o cadastro

Também vale destacar que, na Internet, existem inúmeras planilhas para você cadastrar seus clientes. Quando você trabalha com esse tipo de documento, tem a vantagem de tratar os seus compradores de forma cada vez mais personalizada. Assim, aumentará as chances de fidelizar as pessoas que consomem seus produtos ou serviços.

Conforme dissemos, é importante que você tenha o cuidado de sempre atualizar esse cadastro. Clientes inativos ou dados desatualizados vão apenas ocupar espaço nos seus arquivos. Além disso, lembre-se sempre de se comunicar de forma adequada. Afinal, não é nada interessante oferecer um produto de que a pessoa não gosta ou não pode adquirir.

Uma boa ideia é criar atrativos como um cartão fidelidade. Por meio dele, você pode entregar benefícios para os consumidores ativos. Além disso, pense em ações mais pontuais, como dar um desconto na data ou no mês de aniversário dos seus compradores. As possibilidades para os clientes se tornarem fiéis à sua marca são infinitas!

Dentro do universo do cadastro de clientes, é bem provável que você se depare com a possibilidade de usar um CRM (“Customer Relationship Management”, ou seja, “Gestão do Relacionamento com o Cliente”). Trata-se de uma estratégia com foco na necessidade dos clientes. Assim, a ideia do CRM é entregar um atendimento personalizado e proporcionar o encantamento junto aos consumidores.

O fato é que ter um bom cadastro de cliente é essencial para o crescimento e o desenvolvimento sustentável da sua empresa. É ele que vai te ajudar a se lembrar quem é o seu cliente e quais são os seus verdadeiros interesses. Entender a importância disso será essencial para o sucesso das suas campanhas de marketing e vendas.

O que você achou das nossas ideias sobre o cadastro de cliente? A sua empresa já adotou ou ainda precisa trabalhar para ter um? Compartilhe este post nas suas redes sociais para estimular o debate e ajudar mais pessoas nos processos de implementação ou melhoria do cadastro de clientes!


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