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Como fazer um bom atendimento em óticas? Confira 5 ótimas dicas
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Como fazer um bom atendimento em óticas? Confira 5 ótimas dicas

Postado por Cristiano às 22/02/2019


A qualidade do atendimento é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma ótica. Uma prestação de serviço adequada e receptiva garante a fidelização de clientes e gera mais vendas para a empresa. Afinal, o consumidor estará mais disposto a comprar em um ambiente que seja bem tratado. Mas, como fazer um bom atendimento?

Antes de tudo, é fundamental tratar o cliente com respeito e realmente estar disposto a ouvi-lo. Assim, você consegue entender o que ele procura, busca a melhor solução e realiza a venda, seja de óculos, lentes de contato ou outros produtos.

Para ajudar você a aprimorar o atendimento na sua ótica, listamos neste texto algumas dicas essenciais. Com isso, você conseguirá ampliar ainda mais as vendas do seu estabelecimento. Então, se você se interessou, acompanhe o nosso conteúdo e entenda como receber o público!

1. Tenha alto conhecimento sobre os produtos vendidos

Não dá para fazer um bom atendimento sem ter conhecimento sobre os produtos vendidos. Além de transmitir insegurança para o consumidor, você pode passar adiante informações erradas, por isso, se prepare! Conheça bem as características de cada mercadoria e tenha certeza de que é capaz de mostrar os benefícios daquela compra.

É importante estar pronto para tirar qualquer dúvida do cliente. Assim, consiga explicar não só sobre os produtos da ótica como também falar sobre o processo de venda, incluindo prazos e informações sobre o laboratório, formas de pagamento, entre outros.

Além disso, é preciso conhecer sobre a saúde dos olhos para não cometer equívocos em uma conversa com o cliente. Saiba falar sobre alguns temas comuns nessa área, como os principais problemas de visão, as doenças oculares e leitura de receitas.

Vale a pena ficar por dentro das novidades do mercado e se atualizar constantemente. Pesquise e leia notícias sobre o setor, há muitos blogs com conteúdos interessantes para óticas. Não se esqueça, também, de conhecer as tendências e as tecnologias mais atuais da área.

Com isso, você terá conhecimento suficiente para indicar o produto que mais se adequa ao orçamento e ao estilo do cliente. Lembre-se que ao ouvir o cliente e dar informações certeiras, você conquista a sua confiança e torna o atendimento ainda melhor!

2. Mostre entusiasmo

Ninguém gosta de ser atendido por um vendedor de cara fechada, por isso, seja simpático e transmita bom humor. Um simples sorriso já ajuda a reduzir a tensão e mostra para o cliente que você está aberto para iniciar uma conversa.

No entanto, vale lembrar que demonstrar energia e entusiasmo não é “ficar em cima” do cliente. Evite sobrecarregá-lo com informações logo que ele entrar na loja, pois isso pode ter o efeito contrário ao desejado e afastar a pessoa. Portanto, prefira ouvir mais do que falar e seja sempre cordial.

Lembre-se de manter a simpatia, mesmo se você não tiver o produto procurado ou o cliente não for comprar naquele exato momento. Pois, para escolher um óculos, é comum que o cliente faça vários orçamentos em diferentes óticas, e ele só retornará à sua loja se for bem atendido.

3. Esteja de prontidão

Outro fator essencial para um bom atendimento é a rapidez em atender as demandas do consumidor. O cliente não gosta de esperar, ele busca uma solução prática e rápida para os seus problemas. Por isso, evite deixá-lo aguardando muito tempo.

Em empresas familiares ou pequenas, pode ser mais complicado atender todas as pessoas imediatamente, devido ao número reduzido de funcionários, mas tente organizar o atendimento. Se for demorar, informe isso ao cliente com cordialidade, afinal, é melhor ser honesto do que fazer o cliente perder a paciência.

Esteja pronto para responder e tirar as dúvidas da clientela — não só na loja como em todos os meios que sua ótica usar para se comunicar com o público. Seja no WhatsApp, redes sociais ou e-mail, não demore muito para dar um retorno ou cliente vai procurar o concorrente.

4. Faça um atendimento personalizado

No atendimento, evite falar ou agir de forma mecânica, pois mais do que passar as informações sobre os produtos, é importante criar um clima amigável e confortável para o cliente. Assim, trate cada pessoa de maneira humanizada — para isso, o segredo é buscar a empatia.

Tente conhecer um pouco sobre o cliente, o seu problema e as suas expectativas; chame-o pelo nome; e ofereça água ou café. Dê abertura para que ele explique o que procura e gosta, dessa forma, você saberá quais produtos indicar.

Só não caia no erro de julgar a pessoa ou o perfil dela pela aparência, prefira perguntar do que supor. Como há diversos modelos e armações de óculos, questione sua preferência e mostre algumas opções até entender melhor o seu estilo — a personalização é a chave para um atendimento de qualidade!

Muitas vezes, o cliente vai para a ótica com dúvidas — sobretudo se for a primeira vez que usará óculos — e precisa falar sobre o seu problema. Outras vezes, já fez cotações em outros lugares, mas ainda está inseguro sobre a compra. Em todo o caso, saber ouvir é essencial em uma venda.

5. Solicite feedback

Nossa última dica para melhorar o relacionamento com o cliente é pedir que o próprio público dê um feedback. Com isso, você pode avaliar, de fato, quais são os problemas ou pontos a serem trabalhados no atendimento da sua ótica.

Dá para fazer isso por meio de pesquisas de satisfação, por exemplo. Nesse caso, elabore um formulário simples com algumas questões sobre a ótica e deixe em um local visível. No final de cada compra, você pode convidar o cliente a preencher a pesquisa, se ele tiver interesse.

Também é possível estabelecer canais de comunicação abertos para críticas e sugestões por e-mail, site ou redes sociais. Vale lembrar que, se você receber uma reclamação, mesmo que o tom não seja educado, evite ficar imediatamente na defensiva, e aproveite a oportunidade para aprimorar o seu atendimento.

Por fim, não tem como fazer um bom atendimento sem uma boa capacitação. Portanto, faça um treinamento do time de vendas e prepare todos os funcionários para atenderem o cliente de maneira excelente. Assim, você aumenta as chances de sucesso da sua ótica!

Gostou das nossas dicas sobre atendimento? Então, continue acompanhando outros textos no blog! Confira também este artigo sobre a gestão de óticas e entenda a importância de administrar bem todos os processos, do planejamento ao pós-venda.


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