Você está visualizando atualmente DRE: saiba como organizar o demonstrativo de resultados da sua ótica

DRE: saiba como organizar o demonstrativo de resultados da sua ótica

Um dos principais desafios para as empresas familiares está em conquistar um crescimento consistente. Geralmente, isso ocorre pela baixa adoção de práticas administrativas, que possibilitam aferir a performance do empreendimento. Pensando nisso, elaboramos este artigo para destacar a importância do DRE.


A nossa proposta é esclarecer essa prática fundamental para a gestão da sua loja. Para tanto, organizamos este conteúdo em duas sessões. Primeiro, explicaremos o que é o DRE, para somente então, ensinar como você poderá aplicá-lo na sua empresa. Acompanhe!


O que é o DRE?


Como em toda sigla, primeiro deveremos examinar seu significado: DRE é uma abreviação para Demonstrativo de Resultados do Exercício. Mas em que isso reflete no orçamento de uma ótica? Pois bem, provavelmente, você está familiarizado com o livro caixa da sua empresa, em que se anotam todas as entradas e saídas, garantindo assim, um controle da operação.


O DRE compila todos os valores importantes em um único demonstrativo, entregando uma visão ampla do desempenho financeiro ao longo de um período. Basicamente, esse demonstrativo reúne seis informações fundamentais:


a Receita Líquida;

a Margem Bruta;

a Margem de Contribuição;

o EBITDA;

o Resultado Operacional;

o Resultado Líquido.


Achou esse linguajar muito contábil? Fique tranquilo! Logo ensinaremos o que são e como obter cada um desses resultados. Certo, até aqui você compreendeu do que se trata esse demonstrativo.


Mas afinal de contas, qual a sua importância? Vamos para um exemplo mais lúdico: imagine que você é o médico e a sua ótica é a paciente. O DRE, por sua vez, são os resultados do exame. Para garantir a estabilidade patrimonial e futura da empresa, será necessário diagnosticar suas finanças.


Dessa maneira, com o demonstrativo você passará a enxergar possíveis:


deficiências, como em uma baixa cota de investimentos;

desperdícios, como na compra de produtos sem giro;

exageros, como na má utilização dos recursos.


Como realizar o DRE em 6 etapas?


Esse é o momento para aprender a organizar o DRE da sua loja de maneira simples e eficiente. Apesar de ser uma função contábil, geralmente realizada por um profissional contratado, você mesmo poderá aferir esse demonstrativo em primeira mão, assumindo maior controle sobre o seu negócio. Vamos lá!


Descubra a Receita Líquida


Esse é o primeiro indicador a ser encontrado no DRE, sendo inclusive, um valor estatístico fundamental na análise do seu negócio. A Receita Líquida consiste no resultado do seguinte cálculo: Receita das Vendas menos Deduções e Impostos.


Por isso, para descobrir a Receita Líquida, você deverá identificar:


todo o valor gerado pela venda dos seus produtos e prestações de serviços: a Receita das Vendas;

todos os valores destinados às despesas e abatimentos sobre o valor das vendas, como descontos e tributos: as Deduções e Impostos.

Depois de apontar esses dois valores no seu DRE, basta realizar a subtração, descobrindo a Receita Líquida.


Encontre a Margem Bruta


A Margem Bruta permite que você descubra quanto da sua Receita Líquida ficou isenta dos custos necessários para prestar seus serviços e vender os produtos. Essa margem é resultado do seguinte cálculo: Receita Líquida menos Custo Variável.


Então, para descobrir a Margem Bruta você deverá identificar:


a Receita Líquida;

todos as despesas relativas à aquisição de produtos e compras de ferramentas e máquinas para a prestação de serviços: o Custo Variável.

Apontando esses valores no DRE, basta que você realize a subtração e descubra a Margem Bruta.


Obtenha a Margem de Contribuição


Aqui, encontramos o terceiro indicador, que é o responsável pela noção de quanto do faturamento poderá contribuir para o custeio operacional da sua loja. Esse valor é resultado do seguinte cálculo: Margem Bruta menos Despesas Variáveis.


Aqui, identifique:


a Margem Bruta;

todas as despesas relativas aos gastos paralelos à prestação de serviços ou obtenção de produtos, como taxas de fretes das encomendas e gastos em combustível nos veículos da loja: as Despesas Variáveis.

Repetimos o procedimento: pegue os valores, subtraia e encontre a sua Margem de Contribuição.


Alcance o EBITDA


Novamente, vamos entender a sigla, nesse caso, inglesa: Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization que, traduzindo, remete ao Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação ou Amortização.


O EBITDA resulta do cálculo: Margem de Contribuição menos Gastos de RH menos Despesas Operacionais. Por isso, você precisará apontar no seu DRE:


a Margem de Contribuição;

todas as despesas com o corpo de funcionários, como os benefícios, encargos e salários: os Gastos de RH;

todas as contas fundamentais à operação da loja, como os gastos com energia elétrica, água, internet, telefonia, TV e afins: as 


Despesas Operacionais.


Com os valores descritos no DRE, realize a subtração e alcance o EBITDA da sua loja.


Chegue ao Resultado Operacional

Aqui, estamos quase no final do DRE. Nessa etapa, você descobre o Resultado Operacional, que é o montante que demonstra o faturamento da sua loja, antes do impacto tributário. Esse indicador é descoberto por meio desse cálculo: EBITDA menos Depreciação, Amortização e Exaustão menos Despesas e Receitas Extras.


Agora, vamos aos itens a serem identificados:


o EBITDA;

todo o valor calculado e separado para prover a substituição de maquinários e ferramentas da sua operação em função do tempo, como os computadores, móveis e afins: a Depreciação, Amortização e Exaustão;

todos os valores destinados aos juros, multas, taxas de câmbio — em caso de importações — e outras saídas e entradas não contabilizadas: as Despesas e Receitas Extras.


Repete-se o processo já familiar: indicadores, subtrações e pronto, encontra-se o Resultado Operacional!


Descubra o Resultado Líquido


Por último, e curiosamente mais importante, você chega no indicador principal do DRE, encontrando o Resultado Líquido da sua operação. Com esse valor, você estará preparado para as tomadas de decisão, identificando o faturamento da sua empresa após todos as deduções possíveis.


Esse indicador será descoberto com o cálculo: Resultado Operacional menos Tributos. Para descobrir o Resultado Líquido, identifique:

o Resultado Operacional;


todos os valores destinados ao pagamento de tributos, como Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, respectivamente IRPJ e CSLL.


Pronto! Realizada essa última subtração, você terá completado o seu demonstrativo e descoberto o seu faturamento final.

Como você pôde perceber, o DRE é fundamental na manutenção do seu negócio. Mas a fórmula do crescimento não se resume a isso! Na realidade, uma das melhores maneiras de alavancar a sua ótica é contando com soluções tecnológicas, como o software da ARQUEM para agilizar a sua gestão.


Além disso, somos pontuais: as nossas soluções não têm nenhum segredo para sua utilização, pois as desenvolvemos especificamente para o cotidiano das óticas, entregando uma interface intuitiva pela qual você poderá controlar o estoque, analisar estatísticas, acompanhar o crescimento do negócio e aperfeiçoar suas decisões.


Agora que você conhece a importância do DRE para o seu estabelecimento, já pode entrar em contato com a nossa equipe e escolher a melhor solução para a gestão da sua ótica!

Deixe um comentário