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Empatia é uma habilidade poderosa para vendas
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Postado por Arquem às 30/06/2017


Na área de vendas, os vendedores mais empáticos devem sair na frente. Pois trata-se de uma habilidade que propicia uma comunicação com rápida criação de vínculos de confiança.

Para as óticas, levando em conta que grande parte do seu público está na terceira idade, o quesito confiança deve ser levando com um peso ainda maior. Trata-se de um público mais experiente e tradicional, que por consequência acaba sendo muito mais exigente.

A boa notícia é que a empatia não é um dom, e pode ser trabalhada e aperfeiçoada por qualquer pessoa. Confira a seguir 6 dicas preciosas para ser mais empático!

1 – A primeira coisa que você vende, é você mesmo

Cuide da sua aparência, ela é se cartão de visitas, e é a primeira informação que você entrega para seu cliente. Ela já pode ser trabalhada de modo a dar informações que gerem uma leitura de competência e credibilidade.

2 – Seja positivo

O bom humor facilita a comunicação e a troca de ideias. O cliente se sentirá mais à vontade para se abrir e explicar melhor as suas necessidades, além de acreditar que você quer resolvê-las.

3 – Observe seu cliente

Assim, como a aparência do vendedor diz muito sobre ele, a aparência do cliente também pode passar informações valiosas, e que se o vendedor conseguir usá-las na conversa, mostraram que ele realmente interessado no cliente. Acessórios, cores, marcas, fragrâncias, postura, idade, gênero, são informações que já podem ser aproveitadas na hora de indicar uma armação, lente, formato e marca.

4 – Saiba ouvir

Saber ouvir é essencial para fazer empatia. Pois é o momento que o cliente se abre, fala o que quer, o que precisa. Se o vendedor negligenciar isso, o cliente sentirá que não tem importância para a empresa.

5 – Pergunte

Busque ainda mais informações sobre o seu cliente e sobre as necessidades e expectativas dele. É mais uma forma de mostrar interesse e de levantar informações.

6 – Faça um elogio sincero

Todas as pessoas gostam de serem elogiadas. E os elogios promovem um vínculo imediato, pois atingem a dimensão afetiva da pessoa, isso, desde que o elogio seja sincero e que a pessoa entenda o elogio!


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