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O papel do bom atendimento na fidelização de clientes
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O papel do bom atendimento na fidelização de clientes

Postado por Cristiano às 05/03/2018


Para prestar um bom atendimento ao cliente, é necessário superar as expectativas. Para tanto, é preciso que a empresa tenha um time engajado e preparado para entregar habilidades como empatia, tato e clareza na comunicação. Um atendimento de excelência, definitivamente, é uma das principais chaves para a fidelização dos clientes, aumentar as vendas e conquistar uma posição de destaque no mercado.

Lembre-se que conquistar novos compradores é muito mais caro que manter os atuais. Isso significa que vale muito a pena se esforçar para conseguir a lealdade dos usuários. Essa estratégia pode ser realizada por meio de várias ações, mas neste artigo vamos focar na importância do bom atendimento na fidelização de clientes.

Atender bem não é algo difícil, mas requer muita dedicação e comprometimento. Além disso, ter uma postura com foco no atendimento ao cliente requer paciência, atenção e cuidado. Para ajudá-lo nessa tarefa, veja agora mesmo 5 dicas para que o bom atendimento vire rotina no seu estabelecimento!

1. Reconheça as necessidades dos clientes

Para fidelizar clientes, é necessário conhecer seus consumidores verdadeiramente. É claro, porém, que a empresa não vai se restringir somente às coisas que os clientes querem ou precisam adquirir. A loja precisa enxergar além e compreender, por exemplo, como os usuários gostam de ser atendidos e preferem pagar.

Com a internet e as redes sociais, está cada vez mais fácil conhecer os interesses dos consumidores. Quanto mais informações você reunir sobre eles, mais rápido e eficiente será o processo de atendimento e vendas. Já parou para imaginar o tempo que você ou seu vendedor vai economizar quando tiver informações assertivas, que realmente irão otimizar a relação com as pessoas?

Nas empresas brasileiras ainda existe muita deficiência com relação ao atendimento. Equipes despreparadas, desmotivadas, desprovidas de empatia e, muitas vezes, sem o menor conhecimento do produto. A partir desse contexto, se a sua empresa se comprometer a entregar algo diferenciado, naturalmente irá se destacar e ganhar o respeito e a admiração dos consumidores.

2. Tenha uma boa comunicação

Nas palavras eternizadas pelo apresentador Chacrinha, “quem não comunica, se trumbica”. São ideias válidas, mas não podem ser levadas ao pé da letra. Afinal, uma comunicação qualquer pode não servir para os seus anseios de aumento das vendas. A interação, portanto, precisa estar adequada à linguagem do cliente. Como as pessoas são diferentes, é natural que os meios de comunicação também sejam distintos.

Alguns preferem se comunicação utilizando os recursos digitais, como redes sociais e e-mail; outros já gostam de um contato mais tradicional, como por meio do telefone e presencialmente. O imprescindível é ter a consciência de atender de forma direcionada os públicos mais específicos, como, por exemplo, as pessoas da terceira idade.

O importante é que você sempre disponibilize, de forma clara, possibilidades fáceis de o consumidor realizar um contato com a sua empresa. Mas, como em qualquer situação, é preciso ter muita atenção.

Por exemplo, do que adianta disponibilizar o contato do Facebook se você ou sua equipe não tem tempo de entrar na rede social para checar e responder as notificações? Nesse tipo de situação, o que era para ser uma ótima vantagem competitiva, pode tornar-se uma grande dor de cabeça para a empresa.

Portanto, certifique-se de que está bem preparado para realizar os atendimentos que disponibiliza para as pessoas.

Além disso, é importante destacar a importância de manter um padrão no momento de se comunicar com o cliente. Isso facilita o reconhecimento da empresa e reforça a marca junto aos compradores. Nesse sentido, para realizar a fidelização de clientes, é essencial que você seja educado, profissional e, como já dito, completamente focado em resolver os problemas dos usuários.

3. Diversifique os canais de atendimento

Como destacamos no tópico acima, as pessoas são diferentes, portanto, é natural que a forma de se comunicar seja distinta. Essa realidade significa que você precisa diversificar os canais de atendimento do seu negócio. Apenas tome cuidado para não perder a qualidade da interação.

Hoje em dia, existe uma grande diversidade de canais de contato para você otimizar a relação com os clientes. Como alguns exemplos, podemos citar site, blog, telefone, e-mail, chat, redes sociais e aplicativos. Identifique aqueles que o seu cliente está presente, conheça a ferramenta a fundo e se esforce para entregar um atendimento de excelência.

4. Crie uma experiência única

Vivemos uma era em que os clientes estão cada vez mais bem informados e exigentes. Com o aumento das vendas pela Internet, a concorrência aumentou e o nível de condições do consumidor também. Nesse sentido, o caminho para fidelizar passa por criar uma experiência única. Uma das formas mais eficientes de fazer isso é personalizando seus atendimentos.

A verdade é que, quase sempre, as pessoas adoram receber atenção e serem tratadas de forma especial. Chegou um produto novo na sua empresa? Mande um e-mail para a pessoa. Vendeu uma mercadoria para um cliente pela primeira vez? Mande uma mensagem agradecendo e pergunte se ele está satisfeito com a aquisição. São pequenos gestos que podem fazer grandes coisas pelos resultados do seu negócio.

Outra ideia interessante é enviar mensagens de aniversário, o que demonstra que você se importa verdadeiramente com o seu cliente. Esse vínculo afetivo é um grande passo rumo à fidelização dos consumidores. Portanto, arregace as mangas e construa um ótimo engajamento dos usuários com a sua marca.

5. Use um sistema de gestão

Às vezes, dar conta de muitas coisas pode gerar dúvidas e falhas. No entanto, com a tecnologia cada vez mais avançada, é possível assegurar processos ágeis e eficientes. Hoje, você pode investir em um sistema de gestão em que é possível, por exemplo, automatizar o relacionamento com os consumidores.

As ferramentas de automação asseguram diversos benefícios, como o corte de gastos e a economia de tempo. Isso sem falar no ganho de informações estratégicas, que vão garantir que você tome decisões mais assertivas para melhorar seu atendimento e suas vendas.

E aí? Curtiu as nossas dicas? Hoje, na sua empresa, o que você tem feito em relação ao atendimento para garantir a fidelização de clientes? Deixe um comentário no post e conte para a gente a sua experiência em relação ao assunto.


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