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Óticas: como manter o negócio atualizado sempre?
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Óticas: como manter o negócio atualizado sempre?

Postado por Cristiano às 07/03/2018


A instabilidade econômica do nosso país já não é mais novidade para ninguém. Diante disso, é necessário buscar alternativas para vencer os obstáculos externos, inserindo seu estabelecimento em uma posição segura no mercado. Sim, isso é possível! Basta manter o negócio atualizado.

Gerenciar uma ótica não é tarefa fácil, pois exige conhecimento, tempo e muita persistência. No entanto, lembre-se de que é necessário ter muita disposição, empatia na hora das vendas e jogo de cintura para resolver problemas.

Em razão disso, pare tudo que você está fazendo agora e confira este conteúdo. Reunimos algumas dicas úteis para alavancar sua loja e torná-la um negócio de sucesso. Boa leitura!

Capacite-se constantemente

Independentemente do segmento do seu negócio, hoje as coisas são muito voláteis e, devido ao avanço da tecnologia, as mudanças são cada vez mais constantes e rápidas.

O empreendedor que não mantém o negócio atualizado corre o risco de perder a preferência da clientela. Por tudo isso, não dá para ficar de braços cruzados.

Faça cursos, atente-se nas notícias, leia blogs e sites do ramo — não importa como, ficar bem informado é essencial. E isso se estende para todo o corpo de funcionários: cursos de capacitação e reciclagem são fundamentais para manter uma equipe sempre apta e proativa.

Existem diversos tipos de treinamento que podem melhorar o atendimento da sua ótica. Dentre os que merecem atenção estão aqueles que focam no atendimento ao cliente, como a abordagem humanizada e a negociação.

Saia da zona de conforto e inove no seu negócio

Ter disposição para fazer aquilo que gostamos é extremamente estimulante. Além disso, o bem-estar contagia: se você gostar do que faz, isso será percebido pelos seus clientes, funcionários e parceiros e todos ficarão mais engajados e à vontade ao entrarem no seu estabelecimento.

Contudo, não tem como focar somente nos assuntos que você tem segurança para fazer. É necessário ousar, ou seja, sair da zona de conforto durante as operações comerciais e planos de investimento.

Em especial, você deve ter a mente aberta e estar disposto a aderir a novas ideias. Considerar a opinião de colegas empreendedores que trabalham no mesmo segmento que você é muito importante. Renovar e mudar o rumo das coisas para se adaptar às tendências é o segredo para o sucesso!

Saiba ouvir seu cliente

Isso não quer dizer que os clientes sempre têm razão. Porém, os feedbacks (positivos e negativos) e os desejos deles são fundamentais para definir a direção a ser seguida pela sua ótica.

Aquilo que as pessoas procuram precisa ser suprido pelos produtos que você vende. Fique atento nas novas exigências e motivos que surgem para que você consiga captar e fidelizar mais consumidores.

Vale ressaltar que o ponto de vista da clientela é muito importante. Por isso, cuide das políticas de comunicação da sua marca e da forma como ela se comunica com o público. Hoje, mais do que nunca, a opinião da sociedade e a mobilização online pode elevar ou derrubar o prestígio de uma empresa.

Portanto, contar com presença nas mídias sociais é crucial para engajar o cliente e mostrar seu catálogo. É importante que haja preocupação, porém, com a qualidade das imagens e das postagens para não causar uma impressão negativa.

Tenha bons equipamentos e um ambiente diferenciado

Uma ótica de renome deve contar com equipamentos para adequarem os produtos às características do rosto das pessoas: facetadeiras, lixadeiras para lentes, lensômetros etc.

Além disso, utilize um software que possa ajudar na gestão do estabelecimento. Esse tipo de programa pode facilitar cadastros, diminuir retrabalhos e agilizar diversos procedimentos.

Sem contar que um mobiliário moderno pode fazer toda a diferença em sua loja. Desse modo, é importante investir em vitrines atrativas, um balcão de atendimento espaçoso, mobílias de exposição de óculos com estojos, armações e espelhos para que as pessoas possam experimentar os modelos com mais conveniência e comodidade.

Vale acrescentar, também, que a decoração e a iluminação devem respeitar o gênero de sua ótica. Além disso, as luzes e cores vivas próximas aos produtos são fundamentais para chamar a atenção das pessoas.

Estabeleça metas

As metas também ajudam a manter o negócio atualizado. Portanto, determine objetivos e metas claras, possíveis de ser atingidas por todos que trabalham em seu estabelecimento.

Assim, você conseguirá estipular uma previsão de vendas mais realista, definindo o quanto espera vender semanalmente ou mensalmente para garantir a sobrevivência da marca e um bom controle financeiro.

Vale lembrar que metas devem ser cumpridas em pouco tempo, pois se elas forem a longo prazo, você olhará sempre no futuro e o seu empreendimento precisa do foco no presente para continuar crescendo.

Participe de feiras de negócios

Frequentar feiras de negócios é uma maneira inteligente de encontrar novidades. Nesses eventos, são mostradas novas tendências em produtos e serviços, destacando oportunidades tanto para quem deseja começar a empreender quanto para quem pretende manter o negócio atualizado.

Essas exibições permitem que você divulgue sua marca, suas ideias, conheça fornecedores, prospecte clientes, obtenha conhecimentos e conheça as últimas inovações do mercado. A União Brasileira de Promotores de Feiras (UBRAFE) informa anualmente o calendário das principais feiras de negócios do país.

A previsão para este ano é que mais de 30 mil empresas exponham-se em feiras pelo Brasil. No total, a expectativa é de 3,5 milhões de visitantes de todo o planeta — são grandes oportunidades para aqueles que buscam alavancar suas empresas.

Tenha um sistema eficiente

A implantação de um sistema especializado para a organização de estoque também é um aspecto importante para manter sua ótica atualizada e na frente da concorrência.

De nada adianta ter um programa potente, mas que falhe em procedimentos de rotina, como controlar a substituição de mercadorias ou ainda deixar de localizar os itens no estoque — por exemplo, estante A, fileira 3 e assim por diante.

Portanto, avalie com bastante atenção a escolha do software de gestão para administrar sua ótica de forma eficiente. Priorize uma solução que facilite a organização administrativa, financeira e de relacionamento com o cliente.

Para manter o negócio atualizado, basta colocar as dicas abordadas neste post em prática. Assim, você verá sua ótica conquistar uma posição de destaque no segmento rapidamente, podendo até se tornar uma referência no mercado na qual está inserida!

Esperamos que você tenha gostado deste artigo! Aproveite o campo de comentários abaixo para fazer perguntas ou sugestões sobre este tema!


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