PIX - Bom ou ruim para a sua ótica? - Blog - Arquem Automação

Fique por dentro de nossas novidades



Fique por dentro das novidades da Arquem e do setor.

Receba dicas e notícias no seu e-mail.



Clique aqui

PIX - Bom ou ruim para a sua ótica?
Blog

PIX - Bom ou ruim para a sua ótica?

Postado por Arquem - Automação Corporativa às 02/02/2021


O PIX surgiu a pouco tempo e muitas pessoas ainda estão com dúvidas quanto ao seu funcionamento, por isso separamos todos os detalhes para que você possa conhecer e utilizar em sua ótica.

Seja na melhoria da experiência do consumidor, da gestão financeira e conciliação bancária, no pagamento de contas e até mesmo no recolhimento de tributos e taxas de serviço, o novo sistema traz uma série de benefícios para os lojistas e isso também implica no upgrade de outro fator vital para o sucesso da sua ótica: a retenção de clientes.

Segundo pesquisas elaboradas pelo BC, 55% dos clientes optam por não passar pelo caixa para finalizar a compra, e 70% afirmaram que já deixaram de levar um produto por não poder pagá-lo como gostariam.

Além do fim das filas, da rapidez nas transações, dinamização do fluxo de caixa, soluções personalizadas de acordo com as suas e com as demandas dos seus clientes, o PIX é extremamente seguro, isso porque, as movimentações são intermediadas na rede do Bacen e incluem os protocolos de segurança e privacidade das próprias instituições participantes.

O controle das taxas de inadimplência também será mais efetivo, já que com a migração de parte dos pagamentos para o sistema instantâneo, o dinheiro é enviado para a conta automaticamente. Você também poderá identificar melhor o seu cliente, já que o PIX prevê três opções de transação: via link de pagamento, QR Code ou pela chave manual, que poderá ser o CPF, telefone, CNPJ ou e-mail do usuário. Caso opte por não fornecer informações pessoais, você poderá criar uma chave aleatória.

O que é pix ?

O Pix é uma meio de pagamento instantâneo, desenvolvido e gerenciado pelo Banco Central do Brasil, que possibilita pagamentos, transferências em poucos segundos. Os recursos provenientes destas operações são liberadas para o recebedor em poucos segundos ao contrário de pagamentos em boletos que por vezes demoram acima de 24 horas. Podemos dizer que no PIX o pagamento é instantâneo.

O PIX é um meio de pagamento assim como boleto, cartão, cheque e transferência?

Sim. A diferença é que o PIX possibilita essas transações após o horário bancário, finais de semana e feriados. O recebedor recebe em poucos segundos.

Como posso acessar o PIX?

Através de canais de atendimento de instituições financeiras e de pagamento, além de celular, internet banking e lotéricas. Use sempre os meios determinados pelo Banco Central (bcb.gov.br)

PIX é seguro ?

Todas as transações são assinadas digitalmente e criptografadas garantindo assim uma segurança em todo o processo. As informações do usuário também são registradas e criptografadas..

O que é uma chave PIX?

A chave PIX é como um 'apelido' utilizado para identificar sua conta. Toda vez que uma chave é utilizada, o valor ser destinado a conta correspondente cadastrada na chave. Essas chaves podem ser de quatro tipos:

CPF/CNPJ;

E-mail;

Número de telefone celular; ou

Chave aleatória.

O que é chave aleatória do PIX ?

A chave aleatória é uma maneira de receber um Pix sem informar dados pessoais ao pagador. Você tem um código único e pode divulgar esse código em plataformas diversas. Ele possui de 32 caracteres com letras e símbolos, e o próprio Banco Central é o responsável por sua geração. Cada pessoa física pode ter 5 chaves aleatórias e cada pessoa jurídica 20.

Como registrar uma chave PIX ?

Através dos canais de acesso das instituições conveniadas, tendo inclusive a possibilidade de fazer isso através do seu smartphone. Para verificar as instituições conveniadas, basta acessar o site do Banco Central do Brasil. (bcb.gov.br)

PIX vs boleto

No boleto o pagamento é realizado através da leitura de um código de barras, pagamento somente em dias úteis e o valor entra na conta do recebedor no dia seguinte ou 48hs.

No PIX, o pagamento é realizado através de leitura de QR Corde, não possui restrição de horário e o recebedor recebe segundos depois.

PIX vs Cartão de débito/crédito

Com o cartão é necessário ter o cartão no ato da compra. E Pode ser feito para compra de bens ou serviços. O tempo para recebimento é de 2 dias. Com o PIX, o pagamento pode ser feito através de smartphone e para qualquer tipo de transação. O tempo de recebimento são poucos segundos.

PIX vs DOC/TED

Em caso de DOC/TED, o pagador precisa ter todos os dados do recebedor para conseguir efetuar a operação. Precisam ser realizados em dias úteis e possuem horários de realização. Para o recebedor o valor é disponibilizado após um período curto de tempo para a TED e no dia seguinte em caso de DOC. No PIX, basta usar a chave ou QR Code do recebedor em qualquer dia ou horário e o valor é disponibilizado segundos depois.

Quem pode fazer um PIX ?

Qualquer pessoa pode fazer um PIX, basta para isso ter uma conta em uma das instituições financeiras autorizadas. A lista de instituições autorizadas pode ser conferida no site do Banco Central do Brasil (bcb.gov.br)

Porque o PIX é grátis

As pessoas físicas são isentas de cobrança de tarifas para Fazer ou Receber um PIX de forma digital. Ao fazer um PIX de forma presencial em uma instituição ou mesmo por telefone ou em em caso de compra referentes a atividades comerciais, podem sem cobrados tarifas..

Pessoa Jurídica é isenta de taxa ao usar o PIX?

Em uma Pessoa jurídica, a instituição financeira pode cobrar algum valor, cabendo ao cliente buscar operações mais vantajosas para ele.

Em caso de roubo de celular ou se ele for clonado, pode ser feito um PIX em meu nome ou desviar recursos de minha conta fazendo um PIX?

Não! Para enviar um PIX, é necessário primeiro se logar no app da instituição financeira e isso requer autenticação, seja ele por senha, token, reconhecimento facial ou biométrico.

Como evitar fraudes usando o PIX?

Evite entrar em sites ou baixar aplicativos desconhecidos. O Banco Central não disponibilizou sites ou apps para cadastro de chaves. Busque sempre instituições sérias para fazer esses cadastramentos. Neste processo de cadastramento é realizado uma validação de duas etapas para garantir uma segurança maior.

PIX facilita sequestro relâmpago?

Não, tudo que é feito através do PIX é rastreável e de possível identificação entre as pessoas.

Pix qual a vantagem para os bancos?

Fidelização de Clientes

Os bancos ganham com a fidelização dos seus clientes. Clientes satisfeitos tendem a vender mais produtos para seus clientes. O foco dos bancos é ganhar relacionamento com os clientes.

PIX é bom ou ruim?

Vantagens do PIX

Ele é gratuito para as transações online entre bancos diferentes e entre pessoas física;

Funciona 24 horas por dia nos 7 dias da semana;

Facilidade na hora de realizar troca de instituição para utilização do sistema;

Desvantagens do PIX

Em pagamentos presenciais demanda o uso da internet;

Cada instituição financeira pode adotar uma política de cobrança e limitações diferente;

Não há possibilidade de estorno nas transferências.

Como recebo um PIX?

Você pode receber um PIX gerando um QR Code, informando sua chave ou informando uma chave aleatória. Caso não queira fazer isso, você pode também informar todos os seus dados para que o pagador faça manualmente. Concluída a transação, você receberá uma mensagem confirmando e logo em seguida o dinheiro estará na conta.

Sou comerciante e já trabalho com cobranças por QR Code. Vou precisar fazer outro QR Code?

Não é necessário. O QR Code do Pix segue o padrão estabelecido pelo BR Code. Todos os sistemas de pagamentos brasileiro que utilizam a tecnologia QR Code, desde outubro de 2020, já aderiram ao padrão.

O PIX é bom para o seu negócio?

A possibilidade de transferir dinheiro entre pessoas ou

entre clientes e comerciantes 24 horas por dia e 7 dias por semana promete

trazer grandes transformações nos negócios.

10 Vantagens do PIX no varejo

1) Para os comerciantes é uma oportunidade através do PIX receber valores em alguns segundos ao contrário do cartão de débito (2 dias) e cartão de crédito (30 dias).

2) Apesar de existirem taxas, o PIX promete taxas mais econômicas que as existentes no mercado.

3) A rapidez no processo tende a reduzir as filas no ponto de venda e otimizar o processo de compras gerando experiência para os clientes.

4) A partir do ano 2021, será possível disponibilizar para os clientes saques através do PIX e com isso incentivar o reuso no próprio estabelecimento.

5) Melhor controle da inadimplência. Com o uso do PIX, a tendência do uso de boleto irá cair e com isso diminuir o risco de inadimplência.


Comentários