Por que você deveria ter um sistema de gestão completo em sua ótica? - Blog - Arquem Automação

Fique por dentro de nossas novidades



Fique por dentro das novidades da Arquem e do setor.

Receba dicas e notícias no seu e-mail.



Clique aqui

Por que você deveria ter um sistema de gestão completo em sua ótica?
Blog

Por que você deveria ter um sistema de gestão completo em sua ótica?

Postado por Cristiano às 11/06/2018


Com a tecnologia cada vez mais avançada, não faz mais sentido controlar os processos da sua ótica de forma manual. Assim, faz-se necessário implementar um sistema de gestão que otimize as ações e maximize os resultados do seu negócio.

Além dos benefícios da agilidade nos processos, um sistema também assegura mais eficiência no cumprimento das obrigações fiscais. Se a sua ótica ainda não conta com esse tipo de tecnologia, é o momento de repensar essa situação e mudar o quadro.

Para te ajudar na missão de aperfeiçoar os processos internos e melhorar o desempenho do seu time, vamos mostrar por que é válido investir em um bom sistema de gestão completo.

Veja agora mesmo 7 motivos para fazer esse investimento, que podem ser essenciais para você bater as metas e se diferenciar da concorrência.

1. Integra todos os setores do negócio

No dia a dia da empresa, é inevitável que você tenha que lidar com planilhas e outros documentos relacionado às vendas, ao controle de estoque, às contas a pagar e receber, fluxo de caixa etc. Atualmente, muitas organizações não utilizam sistemas integrados para gerir esses processos, o que pode trazer uma série de desgastes, imprevistos e erros.

Além disso, a tomada de decisão é mais lenta e burocrática e isso pode atrapalhar, por exemplo, uma previsão de vendas e faturamento. Por meio de um software de gestão, no entanto, todos os setores da empresa são integrados e isso contribui para você ter uma visão completa das áreas internas do seu empreendimento.

2. Ajuda a cumprir obrigações fiscais

Por meio de um bom software, você se antecipa a possíveis problemas com emissão de notas fiscais e impostos, uma vez que o sistema realiza todas as tarefas de forma automatizada.

Você saberá absolutamente tudo sobre as obrigações fiscais do seu negócio de maneira simples e rápida. Identificará, por exemplo, quando e por que pagar determinado imposto ou emitir uma nota.

Assim, você otimiza seu desempenho como um todo e aumenta o potencial de sucesso do seu empreendimento.

3. Aumenta a produtividade do negócio

Em sua ótica, você já viveu situações em que teve de ficar enviando e-mails para os responsáveis de cada setor e depois precisar repassar todas as informações? Se o seu negócio conta com processos manuais, é provável que esse tipo de coisa esteja acontecendo.

Um sistema eficiente evita, por exemplo, retrabalhos e, com isso, você e sua equipe se tornam muito mais produtivos.

Por meio de um software, por exemplo, dados informados pelos atendentes no momento de um pedido já seguem de forma direta para a área administrativa. Esta, por sua vez, emite os boletos e notas para os clientes e se comunica prontamente com a área da expedição de pedidos. Assim, o tempo de espera do consumidor por conta de um produto comprado diminui de forma drástica.

4. Assegura uma tomada de decisões mais ágil

Dentro do seu negócio, é essencial que você precise tomar decisões, por exemplo, sobre inovação, investimentos, despesas e possíveis falhas no processo. De forma manual, pode ser extremamente difícil determinar as causas para vários eventuais problemas.

No entanto, um bom sistema de gestão permite visualizações gráficas das informações estratégicas da empresa, permitindo estabelecer os mais relevantes indicadores e, assim, configurar o sistema para realizar o monitoramento automatizado.

Por meio de um bom sistema de gestão, você conseguirá visualizar cada KPI (Key Performance Indicator, ou indicador-chave de desempenho) ou quaisquer outras informações apresentadas. Tudo será analisado de forma detalhada, para que os problemas sejam encontrados rapidamente e a tomada de decisões passe a ser ágil.

5. Entrega informações sobre os seus consumidores

Para o sucesso da sua ótica, é essencial que você conheça seu cliente de forma profunda. Quanto mais souber a respeito dos seus interesses, maiores são as chances de realizar uma venda eficaz. Assim, você fideliza seu cliente atual e conquista novos compradores.

Para atingir esse objetivo, no entanto, a ótica precisa de informações detalhadas desses consumidores. Dessa forma, um sistema traz vantagens como o cadastro de clientes e receitas, em que você terá dados sobre atendimento, histórico de compras etc.

Além disso, o software também avisa quando a receita de um cliente está perto do vencimento. Nesse caso, você pode, por exemplo, gerar uma nova venda para ele. Isso sem falar em ações de promoções. É possível, por exemplo, fazer um desconto especial para os melhores consumidores.

Mais uma vantagem é com relação ao controle de vendas. Você consegue deixar tudo registrado no sistema, o que possibilita tomar alguma decisão em cima de uma queda de vendas, por exemplo.

6. Assegura melhor atendimento

Nos dias atuais, os clientes estão muito exigentes e, para sua ótica ter sucesso, é essencial que você realize um atendimento personalizado, que encante o consumidor. Um bom sistema contribui para você ter mais empatia e realizar um atendimento de qualidade, com foco nos interesses dos seus compradores.

Um eficiente sistema conta com canais de relacionamento, que criam soluções que valorizam a opinião do cliente e otimizam o seu processo de vendas. É possível, por exemplo, integrar o sistema a ferramentas como e-mail, telefone e whatsapp.

7. Reduz custo e aumenta o lucro

Por meio de um sistema, a sua ótica também ganha em eficiência operacional. Dessa maneira, reduz os custos e, consequentemente, aumenta os lucros. Com funcionários mais produtivos, a ofertas de serviços terão menos erros e mais qualidade. Quando você realiza esse trabalho de forma manual, as coisas tendem a ser muito mais morosas e burocráticas. Um software de gestão, portanto, é essencial para economizar tempo e dinheiro.

Como você pôde conferir, um software existe para facilitar ao máximo os processos da sua ótica. Com uma gestão automatizada, as suas chances de sucesso aumentam de forma substancial. É, portanto, um investimento que compensa para o seu negócio.

Afinal, não existe preço quando há benefícios como informações facilmente acessíveis, precisas e diretas, que são fundamentais para você atingir os resultados que almeja de forma mais rápida. Se você pensa em ter um bom sistema de gestão para a sua ótica, entre em contato com a gente e conheça as nossas soluções.


Comentários