RH: saiba como fazer uma boa seleção de pessoas antes de contratar - Blog - Arquem Automação

Fique por dentro de nossas novidades



Fique por dentro das novidades da Arquem e do setor.

Receba dicas e notícias no seu e-mail.



Clique aqui

RH: saiba como fazer uma boa seleção de pessoas antes de contratar
Blog

RH: saiba como fazer uma boa seleção de pessoas antes de contratar

Postado por Arquem às 09/02/2018


Ter um bom funcionário para realizar as vendas é algo que está diretamente ligado ao aumento dos lucros de uma empresa, já que é função dele negociar e concretizar a transação.

O processo seletivo é o início da caminhada em busca dessa relação de sucesso. Para garantir profissionais qualificados em um estabelecimento varejista é importante fazer uma boa seleção de pessoas.

Pensando nessa questão, elaboramos este artigo. Hoje, você vai acompanhar um passo a passo com a jornada mais adequada para realizar uma seletiva eficiente. Boa leitura!

Planeje o processo seletivo

Quando uma vaga de emprego para o varejo é divulgada, a empresa anunciante recebe uma enxurrada de currículos.

Infelizmente, nem todos os candidatos estão aptos a exercer a função para um segmento específico. Entretanto, até que o empregador descubra isso, pode levar um tempo precioso que se não for gerido corretamente, corre o risco de ser prejudicial para o andamento do negócio.

Para que a seleção de pessoas seja organizada, planejar o processo seletivo é fundamental. Veja por onde começar:

  • descreva exatamente as funções que o novo funcionário deve exercer;
  • elabore o perfil da vaga, informando o que espera do candidato;
  • pontue a postura adequada e os conhecimentos técnicos sobre a área.

Esse é o primeiro passo para trazer perfis mais adequados para o preenchimento do cargo em questão.

O objetivo é evitar que se perca tempo com candidatos que não se encaixam nesse perfil, ao mesmo tempo que deixa de atrair os profissionais qualificados disponíveis no mercado.

Divulgue a vaga no local adequado

Outro ponto importante para o planejamento da seleção de pessoas é escolher um bom canal de divulgação.

Você pode divulgar na sua página do Facebook, LinkedIn ou no site mais popular voltado à busca de empregos de sua cidade.

É imprescindível que o anúncio tenha o descritivo elaborado durante o processo de planejamento da vaga.

Evite seleções muito longas

Processos seletivos muito longos podem ser prejudiciais para a empresa em dois aspectos: o primeiro devido a demanda de tempo extra do empreendedor e do RH da empresa, que precisarão parar tudo o que estão fazendo para aplicar cada etapa.

O segundo diz respeito aos profissionais mais qualificados para a vaga. Se o seu processo seletivo tem um intervalo muito grande entre uma fase e outra, além de ser composto por várias delas, possivelmente você perderá o candidato mais adequado à sua vaga para a loja concorrente.

Faça perguntas estratégicas

O dia a dia de uma ótica exige que o candidato conheça o básico dos produtos vendidos para que consiga realizar as vendas e tirar as possíveis dúvidas do consumidor. 

Mediante a isso, é de extrema importância que a seleção de pessoas considere perguntas estratégicas, que contemplem conhecimentos técnicos do segmento.

É possível elaborar uma prova online com as questões que você julga imprescindíveis que um vendedor saiba para orientar o cliente e concretizar as negociações. O link pode ser enviado e respondido via e-mail, facilitando o trabalho do contratante. O questionário pode funcionar como uma espécie de triagem, selecionando os candidatos mais aptos.

Dessa forma, os profissionais podem ser avaliados em menos tempo e torna a escolha do novo funcionário mais rápida, simples e objetiva.

Analise o perfil do candidato

Um profissional qualificado não se resume apenas ao conhecimento técnico adquirido em experiências anteriores. É necessário conhecer as outras características para verificar se ele se encaixa no que você espera de um funcionário dentro da sua empresa.

O perfil ideal é aquele que une a capacidade de ter um bom relacionamento com patrões e clientes com a organização. Esse é um ponto de extrema relevância quando falamos em óticas.

Saber arrumar e manter o estoque bem organizado é indispensável para garantir a liquidez, aumentar a lucratividade, produtividade e segurança no trabalho.

Saiba conduzir a entrevista

Agora que você já sabe que deve planejar a seleção, filtrar os candidatos e está ciente da importância de analisar com cuidado o perfil do futuro funcionário, chegou a hora de falarmos sobre a entrevista.

É durante essa etapa que você conhecerá o candidato e também perceberá se ele realmente se encaixa no que você está em busca.

Ao longo do texto, foi sugerido o envio de perguntas técnicas via e-mail, com o objetivo de fazer uma triagem. O ideal é que você inicie a entrevista levantando algumas dessas questões para avaliar se a pessoa respondeu honestamente ao conteúdo, sem utilizar uma consulta.

Depois, direcione as perguntas para situações relacionadas às funções que serão desempenhadas pela pessoa que preencher a vaga em aberto. Verifique se o candidato domina o uso de softwares para gestão de óticas e faça questionamentos a respeito das experiências de trabalho.

Termine a entrevista perguntando como o candidato lida com algumas situações no trabalho. Use como exemplo alguns problemas já ocorridos e perceba os riscos e benefícios, caso a solução apresentada fosse aplicada ao caso.

Tenha uma boa postura profissional

É muito comum nos depararmos com guias de conduta voltados aos entrevistados. Contudo, vale lembrar que o empregador também deve ter uma boa postura durante o processo de recrutamento e as entrevistas.

Leia os currículos recebidos com atenção, honre os horários marcados, pergunte se há dúvidas antes de encerrar a conversa e não se esqueça de dar o feedback prometido.

A forma com que você trata os candidatos também é a propaganda da sua empresa, pois reflete a qualidade dos seus produtos e serviços. Ao se sentirem respeitados e tratados com profissionalismo, cria-se a possibilidade das pessoas que não foram escolhidas se tornarem seus clientes futuramente, além de indicar a sua loja para amigos e familiares.

Uma decisão inadequada no recrutamento e seleção de pessoas pode causar muitos impactos negativos para uma empresa, principalmente no orçamento.

Ao fazer uma contratação equivocada, além do risco de não atingir as metas estabelecidas, você poderá ter despesas extras se optar por demitir esse colaborador posteriormente.

E então, gostou do nosso conteúdo sobre boas práticas para a seleção de pessoas? Compartilhe em suas redes sociais e passe em conhecimento para a frente! Até breve!


Comentários