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Saiba como escolher um ponto comercial para óticas
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Saiba como escolher um ponto comercial para óticas

Postado por Cristiano às 04/04/2018


Escolher um ponto comercial para a sua ótica pode ser um grande desafio. Essencial para o sucesso do negócio, o ponto ideal requer pesquisas sobre localização, condições do imóvel, perfil do consumidor que mora ou trabalha na região, dentre outras questões.

Nesse contexto, é essencial ter em mente que a localização deve ser compatível com o seu estabelecimento. Isso quer dizer que tal escolha precisa privilegiar os 4 Ps do marketing: ponto, produto, preço e promoção.

Saiba, por outro lado, que não há uma fórmula que determine o melhor espaço para a sua loja. No entanto, vamos listar 7 dicas poderosas sobre como escolher um ponto comercial. Acompanhe!

1. Observe a movimentação do local

Antes de tomar a decisão pelo ponto em que sua ótica estará localizada, é crucial observar a movimentação da região.

Existe, por exemplo, muito tráfego de carros e pedestres? Qual o melhor lado da rua para se posicionar? Como a questão da incidência solar ou a falta dela afeta o ambiente? Lembre-se que esses fatores podem fazer toda a diferença para o sucesso e as vendas do seu estabelecimento.

Além disso, observe quais são os dias e horários de maior movimentação na região e questione porque as pessoas estão naquele determinado local. Elas precisam de bancos ou outros serviços? Ou estão lá simplesmente pelo de fato de morarem ou trabalharem nas redondezas?

2. Considere as condições do imóvel

É imprescindível que você verifique todas as condições do imóvel. Seja detalhista e cheque absolutamente tudo que pode ajudar ou atrapalhar no dia a dia da ótica. Um dos primeiros passos a tomar é identificar o tamanho ideal para a sua empresa.

Outra questão crucial é em relação ao acesso do cliente. É fácil para as pessoas entrarem e circularem no estabelecimento?

A fachada exige atenção especial. Trata-se do primeiro contato entre o consumidor e a loja. Ela precisa estar livre, sem interferências visuais, de forma que seu negócio fique bem visível para os potenciais compradores.

A iluminação também é imprescindível, pois uma ótica deve ser impecável para receber seus clientes.

Além disso, o imóvel também precisa ser arejado, ser limpo e contar com uma pintura nova, o que trará uma sensação de bem-estar ao comprador. Por fim, cheque a questão da segurança, afinal, é crucial trabalhar com tranquilidade.

3. Verifique as oportunidades de negócios da localidade

Mais uma etapa importante do processo, é fundamental que você crie empatia e verifique as oportunidades de negócio na região. Observe o entorno e analise se os outros negócios presentes no local contam com potencial de atrair clientes para as suas lojas. Também é essencial se precaver para ficar longe de estabelecimentos que podem espantar os consumidores.

Outra questão que deve ser observada é a concorrência. Não necessariamente trata-se de uma desvantagem estar perto de outras lojas do mesmo segmento. Empresas afins podem atrair mais clientes, e, assim, não será difícil conquistar novos clientes. Mas, nesse caso, é importante que você encontre um diferencial, como um atendimento personalizado, e ocupe um lugar de destaque na região.

4. Observe o valor do aluguel

São vários os fatores que incidem sobre o valor do aluguel, como: o local, as condições do espaço, a infraestrutura, o bairro, a proximidade com um grande centro, dentre outras questões. Nesse sentido, é importante que você fique atento, por exemplo, à situações que indicam uma diminuição no valor a ser cobrado.

Espaços com infraestrutura comprometida e ruas fechadas ou com obras públicas, por exemplo, são indicadores de que o aluguel ou o valor da compra devem estar abaixo daquele cobrado pelo mercado

5. Tenha atenção aos contratos

Antes de assinar o contrato de aluguel ou compra, certifique-se de contar com um advogado especializado. Isso é essencial para evitar possíveis dores de cabeça no futuro. Portanto, tenha atenção redobrada a itens como prazo de vigência, condições de manutenção, multas de rescisão, serviços, dentre outros fatores.

Contar com o apoio de um profissional que está acostumado a analisar contratos pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua loja. Então, não vacile e saiba que ter uma assistência no momento de assinar qualquer documento pode evitar muitos aborrecimentos.  

6. Tome os devidos cuidados

Existem várias orientações que podem te ajudar a não se arrepender na hora de escolher o ponto adequado para a sua loja. Evite, por exemplo, estabelecimentos muito próximos a pontos de ônibus. Apesar de isso parecer uma vantagem, a aglomeração de pessoas pode atrapalhar a visibilidade do seu espaço.

Outra dica é tentar não optar por ambientes no último andar ou em corredores sem saída. Afinal, isso é sinônimo de pouco fluxo de pessoas.

Além disso, é muito importante ficar longe de espaços que trazem sensação de insegurança. Em óticas de rua, por exemplo, locais mal iluminados podem trazer riscos.

Por fim, tenha plena atenção em identificar as necessidades locais. Nem sempre as áreas consideradas nobres são as ideais para você instalar seu estabelecimento e realizar boas vendas.

7. Decida com cautela

Uma última dica é que a escolha do ponto comercial para a sua ótica deve ser feita com cautela. Tenha em mente que trata-se de um processo que exige, principalmente, planejamento, dedicação e comprometimento. Tenha paciência para encontrar o espaço ideal, mas também lembre-se que não existirá um ambiente perfeito.

Nunca tome uma decisão sob pressão ou estresse, pois existe a necessidade de considerar os prós e contras, de forma a evitar dores de cabeça futuras. Se for o caso, vale a pena contratar uma consultoria para cuidar do assunto.

A busca pelo melhor ponto comercial, definitivamente, não pode envolver pressa. Como vimos ao longo do artigo, você precisa estar atento aos mínimos detalhes. São eles que serão imprescindíveis para o sucesso da sua empresa.

Portanto, analise cuidadosamente itens como localização, público-alvo, concorrência e necessidades do empreendimento. Afinal, eles podem ser cruciais para garantir o sucesso do seu empreendimento.

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