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Saiba como fazer a melhor exposição de produtos em sua ótica agora mesmo!
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Saiba como fazer a melhor exposição de produtos em sua ótica agora mesmo!

Postado por Cristiano às 12/03/2019


Você tem ideia do quão importante a exposição de produtos é para a sua ótica? Os estímulos visuais são grandes aliados dos varejistas! Afinal, quando uma loja é estrategicamente organizada, é possível atrair e chamar a atenção de mais pessoas.

Isso, por si só, já é um grande ganho, porque elas começam a olhar os produtos e a considerar se vale ou não a pena comprá-los. Em outras palavras, uma loja convidativa pode favorecer a entrada de pessoas, colocando os clientes cara a cara com os vendedores e aumentando as chances da efetivação de vendas.

Por isso, se você quer aprender a melhorar a exposição de produtos da sua ótica para aproveitar essas vantagens, continue lendo o nosso post!

Defina o público da loja

Antes de “colocar a mão na passa” e começar a mudar todos os expositores de lugar, é preciso definir uma estratégia de atração de clientes.

O visual da sua ótica ajudará você a definir quais pessoas devem ou não entrar nela. Então, faça um levantamento sobre os últimos meses de venda e busque padrões nos seus clientes. Compare a idade, o gênero, os produtos adquiridos, o ticket médio etc.

Depois de fazer esse levantamento, descubra qual é o principal público da sua loja. Essa etapa merece uma atenção especial, porque definirá o rumo de todas as ações que serão tomadas por você a partir daqui, ao longo da organização do seu ponto de venda.

Selecione os produtos que ficarão na vitrine

A vitrine da loja é um ponto de grande destaque. Esse é o espaço responsável por “fisgar” a atenção das pessoas que estão caminhando próximas à sua ótica. Por isso, é importante selecionar, um a um, os itens que mais atraem o seu público-alvo. Dê preferência para os itens cuja saída é maior, ou aqueles que estão em promoção.

Para completar, abuse da criatividade e deixe a vitrine bonita e organizada! Você pode, por exemplo, usar um display daquele modelo que parece uma escada, de forma que um mesmo produto seja representado em três ou quatro cores diferentes. Além de ficar chamativo, essa montagem mostra as alternativas daquela mercadoria.

Também é interessante usar as famosas caixas espelhadas. Elas dão um efeito de profundidade e passam a sensação de elegância e estilo — ao mesmo tempo em que, visualmente, a vitrine parece um pouco maior.

Essa área da sua loja deve ser trabalhada para causar um grande impacto. Só tome cuidado para não colocar produtos demais nela, nem deixá-los muito próximos uns dos outros.

Observe a exposição de produtos da concorrência

Caso esteja sem ideia ou parâmetros para começar a mexer na organização da sua ótica, uma excelente alternativa é ir até as lojas concorrentes e observar como elas usam cada espaço de exposição. Isso se chama benchmarking.

Durante a sua pesquisa, dê preferência para as concorrentes diretas, como óticas localizadas na mesma região ou focadas no mesmo público-alvo. Além de olhar para a organização, veja também:

  • os produtos que estão em destaque;
  • o display que é usado;
  • o tamanho da vitrine;
  • se há ou não níveis diferentes — e, se houver, que produtos ficam em cada um;
  • se as pessoas param o seu percurso para ver os óculos.

Ilumine os produtos que merecem destaque

A iluminação é outra ferramenta fantástica a ser explorada, de que você provavelmente vai gostar assim que começar a notar os seus resultados.

No campo visual, a percepção humana é influenciada principalmente pela luz e pelas cores. Então, se um produto é colocado na loja sob uma iluminação levemente melhor, por exemplo, existe uma grande chance de as pessoas começarem a pedir para experimentá-lo com maior frequência.

Este é o verdadeiro poder que a luz tem sobre as vendas: ela direciona a atenção dos clientes. E a parte mais interessante é que essa tática pode ser usada tanto na vitrine quanto em outras áreas de exposição. É preciso, contudo, chamar a atenção para poucos itens, senão o efeito se perde. Lembre-se: o objetivo da iluminação é dar destaque para pontos específicos.

Deixe a sua recepção confortável

Algumas pessoas acreditam que a melhor forma de garantir vendas é espalhar os produtos pela loja e mostrar o máximo de óculos possível, mas esse pensamento está equivocado. Na verdade, isso pode desestimular a entrada de pessoas na ótica.

O ideal é criar uma entrada confortável e convidativa. Você deve deixar um espaço sem nenhum produto, garantindo que o cliente possa caminhar sem se preocupar em esbarrar nos produtos ou deixar alguma coisa cair.

Em certos casos, é preciso “limpar” uma área da loja, voltando com vários produtos para o estoque. Mas não existe nenhum problema nisso, tudo bem? É melhor tirar alguns itens da exposição do que perder vendas porque as pessoas não se sentem confortáveis para entrar na sua ótica.

Valorize cada item da sua ótica

A ótica vende produtos de alto valor agregado. Além de o preço dos itens ser mais elevado do que as pessoas costumam gastar em seu dia a dia, os óculos têm o poder de demonstrar status e criar diferenciação para quem os usa.

Nesse caso, já que você tem produtos tão interessantes em suas mãos, nada é mais justo do que valorizá-los, não é mesmo? Você deve expor os óculos com cuidado, transmitindo, por meio da organização da loja, o real valor de cada item.

Chame a atenção para os itens em promoção

Além dos produtos de maior giro, você também precisa se preocupar em chamar a atenção aqueles que estão em promoção — principalmente se a ótica precisa liberar espaço para atualizar o estoque com os novos lançamentos. Por isso, assim como um posicionamento estratégico e boa iluminação, os óculos em promoção devem ser acompanhados de uma plaquinha com o preço original, o percentual de desconto e o preço atual.

Enfim, como você pôde ver, a exposição de produtos é uma forte ferramenta para o seu negócio. Quando usada corretamente, o aumento das vendas é praticamente inevitável, já que você consegue atrair o interesse do cliente e convidá-lo, indiretamente, para conhecer a loja. Pense nisso!

E você, o que tem feito na sua ótica para atrair a atenção dos clientes? Gostou destas dicas ou sobrou alguma dúvida? Deixe o seu comentário!


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