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Vender no instagram: 5 dicas para o sucesso da sua ótica!
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Vender no instagram: 5 dicas para o sucesso da sua ótica!

Postado por Cristiano às 20/03/2019


As redes sociais dominaram o mundo e são o principal meio de comunicação de várias pessoas. Muitas empresas estão aproveitando esse movimento para inovar e se promover. Já é possível vender no Instagram, iniciar campanhas no Twitter e gerar engajamento no Facebook.

No caso das óticas, o Instagram tem um valor especial. Nele podemos publicar fotos, mostrar a qualidade dos nossos produtos e como eles fazem parte de um estilo de vida. Essa forma de interação pode levar sua empresa a outro nível para que atinja um novo público e impulsione as vendas.

Ainda não sabe como usar o Instagram a favor do seu negócio? Não tem problema! Temos cinco dicas para você começar a vender por meio dessa rede social. Confira!

1. Crie um perfil de negócios no Instagram

A primeira coisa que você precisa fazer é criar um perfil comercial no Instagram. Ele é diferente porque suas funções são integradas com a página comercial do Facebook. Assim, tudo o que você posta vai para as duas redes ao mesmo tempo.

Além disso, o perfil comercial permite que você deixe disponível um botão de contato e forneça o telefone e a localização da sua loja. Esses detalhes ajudam o cliente a encontrar a sua empresa, entrar em contato e, quem sabe, fazer uma compra.

Somado a isso, essas contas comerciais também geram relatórios de audiência (faixa etária, gênero e localização), o que é uma “mão na roda” ao pensar em estratégias para o negócio. Com os dados, você pode direcionar as postagens e anúncios ao público que mais interage com a sua marca.

2. Poste fotos reais e de boa qualidade

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de imagens e vídeos. Então, é esperado que todos se comuniquem dessa forma na plataforma.

Para uma ótica não é um trabalho difícil, afinal, óculos já são objetos bonitos e desejados. Tudo o que você precisa fazer é usar uma câmera boa (pode ser a do celular), escolher a luz (natural é melhor, então, aproveite o sol), acertar o ângulo, registrar e fazer a postagem.

Evite o uso de filtros ou de fotos “prontas”. Para se diferenciar, crie suas próprias imagens e tente manter um certo padrão nas postagens. Isso traz mais credibilidade para a marca.

Para completar, inove em seu perfil. Em vez de postar apenas sobre óculos, que tal falar sobre moda e comportamento? Mostre combinações de looks que podem ser feitos com alguns dos produtos, dê dicas de utilização e conservação e sugira itens complementares.

Já sobre o seu negócio, é interessante postar fotos da loja e dos produtos, mas também mostrar novos itens que estão chegando ao mercado e explicar suas vantagens.

3. Faça promoções relâmpago pela função “Stories”

Além das fotos e vídeos permanentes, o Instagram também tem uma função muito interessante que permite a postagem de conteúdos temporários. O nome dessa função é “Stories”. Quando publicamos dessa forma, nosso conteúdo aparece em um lugar de destaque no aplicativo.

O mais interessante dos Stories é que eles geram muito engajamento. Como são conteúdos que desaparecem depois de um tempo, as pessoas ficam curiosas para saber o que foi colocado ali.

Quando juntamos tudo isso (maior engajamento e conteúdos por tempo limitado), entendemos o verdadeiro poder da ferramenta. Essas publicações temporárias são excelentes formas de criar promoções relâmpago, convidando sua audiência para entrar em contato antes que os descontos acabem.

Há duas maneiras de apostar nesse tipo de estratégia:

  • você pode anunciar que acontecerá uma promoção ao longo da semana e, pouco a pouco, soltar conteúdos para instigar a curiosidade das pessoas;

  • você pode soltar a promoção sem aviso prévio, como uma surpresa a ser aproveitada apenas por quem viu, mesmo que por sorte, a publicação.

4. Interaja com a sua audiência

Não foque apenas em óculos ao vender no Instagram!

Sabemos que o seu objetivo é aumentar o faturamento da empresa. Porém, isso não vai acontecer se em todas as publicações a sua marca tentar “empurrar” produtos para as pessoas que seguem o perfil.

Precisamos ser um pouco mais sutis nas redes sociais. Devemos interagir com as pessoas, fazer brincadeiras e apresentar um estilo de vida. Pense em sua página comercial como se fosse o perfil de alguma pessoa.

A marca precisa ter identidade e passar uma mensagem. Escolha a linguagem ideal para suas publicações, fale sobre curiosidades, dê dicas e ensine. Ofereça para seus seguidores um conteúdo realmente relevante e divertido.

Em longo prazo, isso gerará muito mais vendas do que tentar apenas empurrar qualquer produto e fechar negócio o mais rápido possível. Seguindo essa estratégia, você acaba investindo no relacionamento com seus clientes.

5. Crie anúncios patrocinados

Outra vantagem do perfil profissional no Instagram é a possibilidade de criar anúncios patrocinados. Com a ferramenta, você pode pagar para que suas publicações e campanhas sejam mostradas para mais pessoas  até para quem ainda não segue a sua loja!

Isso funciona de uma maneira simples: basta abrir o aplicativo, selecionar a imagem que será promovida, clicar no botão “promover” (fica no canto inferior direito das suas publicações) e configurar para que esse impulsionamento seja segmentado a um público-alvo relevante para sua marca.

Se você tiver um cadastro de clientes na ótica, pode ser interessante recorrer a ele nesse momento. Veja o que as pessoas têm em comum (idade, renda, local de residência etc.) e peça para que o Instagram mostre sua publicação paga a grupos com esse perfil.

Por mais interessante que seja essa opção, existem algumas ressalvas:

  • não impulsione qualquer publicação. Pense estrategicamente e invista seu tempo e dinheiro naquilo que pode gerar um retorno real;

  • lembre-se de que o impulsionamento é uma propaganda e que as pessoas não gostam disso. Então, seja o mais criativo possível e faça a sua publicação ser atrativa;

  • não gaste dinheiro sem pensar. Defina um valor máximo para cada campanha, veja os resultados ao final do impulsionamento, faça o balanço e determine se vale a pena (ou não) investir um pouco mais;

  • comece aos poucos. Não tente criar propagandas de R$ 200,00 ou R$ 500,00. Invista R$ 10,00, depois mais R$ 10,00 e, pouco a pouco, à medida que for ganhando conhecimento e confiança, aumente seu investimento;

  • teste, teste e teste novamente. Tudo o que acontece nas redes sociais é registrado. Você deve aproveitar isso para experimentar e entender qual é o tipo de publicação que gera mais engajamento quando impulsionada.

Com essas dicas, vender no Instagram não será nenhum desafio. Entretanto, precisamos alertar sobre uma coisa: sua empresa não ficará conhecida rapidamente. É preciso fazer postagens com frequência (ao menos três vezes na semana) e persistir. Ainda que demore um pouco, o resultado será recompensador.

Mas não adianta só pensar em vender, não é mesmo? Sua loja também deve, internamente, se organizar e se preparar para crescer. Por isso, recomendamos que leia o nosso texto sobre Gestão de óticas: do planejamento à pós-venda.


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