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Vender óculos: entenda como a moda vai ajudar você nisso
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Vender óculos: entenda como a moda vai ajudar você nisso

Postado por Cristiano às 16/03/2019


Não é de hoje que vender óculos deixou de ser uma atividade direcionada somente para aqueles que chegam até a loja a fim de corrigir distorções visuais, como astigmatismo e miopia. As óticas na atualidade são especializadas também no atendimento a clientes interessados nesses acessórios como artigo de moda.

Por essa razão, empreendedores do segmento estão cada dia mais cientes da importância de manter seus estoques sempre alinhados às novas tendências ditadas pelas grandes marcas. Isso se justifica pelo fato de que a moda acompanha a demanda da maioria dos consumidores ou, pelo menos, lança uma nova forma de consumo. 

Combinada a isso, que já é um indicador poderoso na organização e seleção do estoque da sua loja, a atitude de utilizar elementos estratégicos na venda dos produtos óticos pode fazer toda a diferença nos resultados empresariais.

Por isso, ater-se aos detalhes, oferecendo serviços personalizados, com todo o carinho, sinceridade e atenção que os clientes buscam, pode ser definitivamente o elemento-chave na venda dos produtos. 

Além disso, contar com um software especializado pode facilitar a gestão financeira e logística da loja, bem como impulsionar suas campanhas de fidelização de clientes. Afinal, o sistema computacional consegue gerir perfeitamente todos os dados relativos a clientes, funcionários, fornecedores e médicos — desde que devidamente manuseado.

E então? Quer saber mais sobre como a moda pode ajudar você no aumento das vendas da sua loja e descobrir quais são os estilos que estão em alta em 2018?

Também quer entender melhor quais são as medidas que podem ser adotadas no cotidiano de seu negócio para alavancar a lucratividade? Então, continue conosco neste post e descubra tudo isso e muito mais!

Por que a moda é essencial na hora de vender óculos

Todo empreendedor que lida com a venda de produtos alinhados à moda precisa estar sempre atento às novas demandas do mercado. Nesse sentido, como parte integrante desse grupo de negócios volúveis, os estoques das óticas devem estar sempre próximos das pretensões atuais dos clientes.

Por isso, definir as marcas e estilos que não podem faltar na sua loja e reduzir o estoque dos modelos em baixa são atitudes que auxiliam bastante na melhora da entrada e saída de produtos. Afinal, a moda indica uma posição sazonal do que a grande maioria das pessoas tem consumido ou, em pouco tempo, vai adotar. 

Logo, acompanhar as tendências permite que sua marca esteja a um passo da decisão de compra do cliente. Isso porque, muitas vezes, a consideração pela compra dos óculos (quando em alta na moda) já foi previamente avaliada pelo consumidor antes sequer de ele colocar os pés na loja.

No entanto, produtos óticos acabam sendo mais maleáveis na reposição dos estoques do que outros tipos de negócio. Afinal, embora estejam vinculados às tendências da moda, a venda desses produtos é bastante distinta do que ocorre nas lojas fast fashions — que são modelos de negócios específicos que somente oferecem a seus clientes produtos em alta na moda, com reposição de produtos em média a cada 25 dias.

De qualquer forma, ainda que as lojas óticas não estejam necessariamente pautadas nesse estilo mais dinâmico das fast fashions, os produtos da sua empresa precisam estar alinhados às expectativas dos clientes conforme as novas tendências.

Como já dissemos, os estilos consagrados pelas grandes marcas influenciam bastante na decisão de compra do consumidor e você precisa se beneficiar disso.

Por exemplo, os óculos com lentes transparentes (como explicaremos melhor a seguir) vêm ganhando força após a retomada do estilo retrô dos anos 80, com cores mais extravagantes e descontraídas. Perceba: o que está em alta hoje, há poucos anos (ou meses) estava em baixa. Logo, era muito pouco consumido pelo público. 

Nesse sentido, qualquer ótica que tivesse direcionado suas vendas nesse estilo retrô antes da sua popularização nos últimos anos muito provavelmente não alcançaria grandes lucros. Afinal, a própria loja teria que, primeiramente, despertar no cliente o interesse pelo estilo, que antes estava fora de moda (o que já seria uma barreira enorme), e finalmente convencê-lo a comprá-lo.

Agora que você entende por que a moda é essencial na hora de vender óculos, vamos apresentar 6 estilos que estão em alta em 2018 e que não podem faltar no estoque da sua loja. Continue conosco!

6 tendências de moda de óculos para ficar de olho

No fim de fevereiro de 2018, a MIDO Optical Fair, considerada a maior feira de óculos do mundo, apresentou as grandes novidades do momento. Em suma, a moda do verão deste ano tem suas principais referências no consagrado estilo dos anos 80, com armações e lentes mais descontraídas e marcantes.

Além disso, com a inclusão de elementos mais futuristas, os óculos foram totalmente repaginados com a chegada dos estilos top bar flat brow. Há uma variedade enorme de opções para todos os gostos. Por isso, vamos pontuar as seis principais tendências ditadas pela moda internacional, que vêm chamando a atenção de grandes celebridades e influencers pelo mundo.

E lembre-se: estar atento a essas variações e acompanhá-las com a reposição de estoques desses estilos ajuda seu negócio a vender mais. Confira!

1. Lentes transparentes e coloridas

O estilo vem se reposicionando no mercado nos últimos tempos. Os looks de artistas consagrados, como Rita Ora e Rihanna, atualmente estão sempre acompanhados de óculos com lentes transparentes e coloridas. 

O grande diferencial dessa tendência está nas possibilidades de escolha de cores bem extravagantes, como vermelho e amarelo, justamente pelo aspecto mais alternativo e ousado. 

No entanto, fique atento: se o cliente decidir comprar as lentes amarelas, é importante aconselhá-lo a evitá-las durante dias ensolarados, visto que aumentam consideravelmente a nitidez visual e, por isso, podem causar grande incômodo.

2. Lentes espelhadas

O espelhamento das lentes é um excelente adereço para aqueles que buscam estilos marcantes. Há igualmente uma diversidade enorme de padrões e cores, como rosa angra, azul búzios, amarelo etc., de acordo com as preferências do cliente.

O estilo está em alta há um tempo, como pode ser constatado na campanha publicitária da empresa Chilli Beans com participação da cantora Anitta em julho de 2017.

De qualquer forma, alguns cuidados devem ser tomados pelo seu cliente após a compra desse modelo: acetona, álcool e produtos de limpeza jamais devem ser utilizados na higienização desse tipo de óculos. O ideal é utilizar apenas um pano de microfibra com detergente neutro, sem esquecer de enxaguá-lo e secá-lo suavemente com um lenço de papel.

3. Armações arredondadas

Os acessórios nesse estilo são mais indicados para clientes com formato de rosto quadrado ou retangular, porque suavizam esses traços, conferindo visuais mais elegantes.

Em alta desde 2016, as apostas neste ano continuam nos modelos arredondados, porém, dessa vez em tamanhos menores — semelhantes aos formatos bastante característicos de grandes ícones do rock, como John Lennon e Janis Joplin.

Como o estilo retrô sempre passa por um processo de repaginação, a inclusão de traços futurísticos garante novos estilos que equilibram o visual nostálgico. Por isso, a mistura de óculos arredondados com os top bar é outra grande tendência adorada pelos clientes nos últimos tempos.

4. Óculos flat e flat brow

As armações desse estilo flat são bem definidas e quadradas. Isso significa que suas versões são recomendadas para clientes com rostos mais arredondados ou ovais. As variações mais comuns são no estilo espelhado e colorido. Além disso, seus tamanhos tendem a ser maiores.

Há também a sucessora versão flat brow, que é composta por traços mais retos na parte superior da armação. Justamente por isso, os modelos desse tipo também não são indicados para formatos faciais mais quadrados (por exemplo, o rosto de Angelina Jolie). 

5. Armações de madeira

O uso de madeira biodegradável na fabricação dessa nova tendência, por si só, já atrai o olhar de muitos clientes. Contudo, o material também é adorado pelo alto conforto proporcionado durante seu uso, além de ser mais resistente que as armações comuns, fabricadas com composições de acetato (um tipo específico de plástico).

Além do mais, as armações em madeira geralmente são customizadas com detalhes únicos, que explicam por que o estilo se tornou uma das grandes apostas no mercado de vendas óticas.

Não podemos deixar de destacar que a combinação da armação de madeira com lentes coloridas e espelhadas é uma das tendências divulgadas pela MIDO Optical Fair em fevereiro deste ano.

6. Óculos aviador

O modelo teve seu design inspirado nos aviadores militares dos EUA e criado ainda durante a remota década de 30. Seu formato mais largo foi desenvolvido com o objetivo de proteger seus usuários da luz solar, assim como as máscaras de voo dos pilotos de guerra da época. A princípio, o estilo era utilizado apenas por homens, mas logo o modelo também foi inserido no vestuário feminino, com adaptações menores e em cores diversas.

Esse modelo nunca deixou de ser referência na moda para homens e mulheres. O estilo clássico (lentes pretas) é o preferido de clientes que procuram acessórios mais sóbrios, que combinem melhor com um vestuário mais neutro. No entanto, lentes mais coloridas e espelhadas também estão em alta e já foram inseridas no estilo aviador há algum tempo. 

6 dicas que vão ajudar você a vender mais óculos

Saber lidar com as expectativas dos clientes não é algo novo na vida de um vendedor. Especialmente quando se trata da venda de produtos que se alteram, se renovam e saem do mercado de acordo com as tendências da moda.

Independentemente do nicho, algumas dicas são sempre valiosas no momento de conquistar e garantir a fidelização da sua clientela. Afinal, existem aspectos que devem ser considerados quando um novo cliente ou mesmo aquele já de casa chega à sua loja.

Nesse sentido, a confiança na sua marca e o treinamento dos vendedores precisam ser muito bem trabalhados nas equipes para o sucesso das vendas de óculos. Confira nossas dicas!

1. Ofereça atendimento personalizado

O cuidado na forma como os produtos são demonstrados pelo vendedor é um dos momentos que influenciam decisivamente na escolha final do cliente. Embora o trabalho diário em uma ótica possa ser bem intenso, é importante sempre entregar ao consumidor um serviço que vá muito além da simples venda do produto. É preciso atrelar o serviço a uma experiência única.

Por isso, cada cliente merece todo o cuidado para que a satisfação seja, na medida do possível, completa, ainda que ele decida não adquirir algum produto. Afinal, um atendimento personalizado aumenta as chances de retorno.

Dessa forma, saber o nome do cliente, suas preferências estéticas e até mesmo um pouco sobre sua vida pode ser exatamente o toque final para a conclusão de boas vendas.

2. Escute sua clientela

Antes de sugerir qualquer modelo de óculos da sua loja, o entendimento exato do que o consumidor procura pode orientá-lo melhor sobre o que, de fato, deve ser sugerido. Isso porque, em muitos casos, o cliente entra na loja já com uma vaga ideia de qual modelo pretende comprar. Logo, ser empático para entender a fundo a necessidade do consumidor é primordial na venda. 

Isso significa que seu papel como vendedor é ampliar as opções sem perder o foco no estilo, na armação e no uso, conforme os prévios direcionamentos do comprador. No entanto, caso você não tenha no estoque exatamente o que ele procura, seja sincero sobre a carência do produto e também avalie se a inclusão de determinada linha ou estilo de óculos na vitrine da sua loja seria uma boa estratégia para o aumento das vendas.

3. Seja sempre sincero

Não há nada mais frustrante para um consumidor do que, durante o processo de decisão de compra, perceber que o vendedor está tentando persuadi-lo com informações falsas. Esse é um comportamento que pode reduzir significativamente as chances de venda e, até mesmo, gerar uma imagem negativa da sua loja para o cliente.

Por isso, é essencial que seu time de vendas repasse todas as informações ao consumidor com absoluta verdade. A partir delas, a demonstração de como determinados óculos com tais características podem ser exatamente aquilo que o cliente está procurando pode fluir melhor de acordo com a criatividade do funcionário. 

4. Demonstre educação em primeiro lugar

Os clientes não são todos iguais. A verdade é que, infelizmente, alguns podem ser um pouco difíceis de lidar. Por isso, o cuidado com as palavras e termos empregados deve ser a regra número um durante as vendas — principalmente em situações de potenciais conflitos.

Afinal, aquele cliente poderá sair da sua loja contando aos amigos o quão incrível foi o atendimento ou por quais razões ninguém deveria acreditar na sua marca.

Embora não seja a situação mais fácil do mundo, estar atento ao próprio tom de voz também pode ajudar, até mesmo em reações mais positivas e menos hostis desses consumidores. Por isso, não se esqueça: o cliente deve ser sempre o seu melhor amigo, não o contrário. 

5. Tenha um conhecimento amplo sobre os produtos vendidos

Garantir que seus funcionários tenham um conhecimento global de todos os assuntos relacionados à ótica é fundamental na própria qualidade das vendas feitas em nome da sua marca. Por isso, esteja sempre atento ao nível de clareza de seus vendedores sobre as novidades do mercado óptico na atualidade.

Além disso, informações mais científicas também são um diferencial importante nas vendas de seus produtos. Afinal, se seus funcionários têm um conhecimento sólido sobre a saúde ocular e temas relacionados, certamente terão mais confiança no momento das vendas. 

6. Aposte em políticas de fidelização

Após a venda, a manutenção de contato direto e personalizado com seus clientes aumenta as chances de retorno e novas vendas na sua loja. Isso porque, como seus produtos variam conforme as tendências da moda, é sempre interessante oferecer novas opções, especialmente àqueles que já demonstraram grande interesse na compra de óculos como artigos de moda.

Por isso, envie e-mails personalizados, ofereça descontos pelo WhatsApp e esteja sempre próximo de seus clientes para eventuais reparos e sugestões. O mais relevante na fase pós-venda é trabalhar na consolidação de uma relação mais profunda entre a sua marca e os consumidores. Tudo isso por meio de serviços que consigam extrapolar as limitações físicas da sua loja.

Como um software de gestão pode ajudar nas vendas da ótica

sistema de gestão para óticas tem resolvido certos problemas e, até mesmo, otimizado todo o trabalho de muitas lojas desse ramo. Afinal, contar com um sistema automatizado na apuração do histórico de vendas da semana ou do mês auxilia implacavelmente na tomada de decisões mais certeiras no seu negócio.

Nesse sentido, estar atento às tendências da moda e simultaneamente contar com um software de gestão são atitudes que podem garantir excelentes chances de aumento das vendas e, por consequência, da lucratividade. Isso se justifica porque o uso dessa tecnologia facilita todo o trabalho, desde a organização da lista de fornecedores até a melhoria na fidelização dos clientes.

O recebimento e gerenciamento do estoque pode igualmente ser aprimorado com o uso desse sistema. Como todos os dados são registrados e integrados com as demais óticas e laboratórios da rede, problemas decorrentes da perda de pedidos, por exemplo, são reduzidos consideravelmente. Afinal, o rastreamento das peças por meio do software é realizado com grande precisão.

Além disso, o programa garante um controle preciso das necessidades de cada consumidor, garantindo um serviço pós-venda mais personalizado. Por exemplo: com a inserção de dados sobre um cliente com miopia, o gestor eficaz utiliza o sistema para que, após determinado período de tempo, seja enviada uma mensagem automática alertando-o sobre a importância de realizar novos exames e, se necessário, comprar novas lentes de contato.

Isso certamente aproxima ainda mais seus clientes da sua loja. Afinal, a personalização de serviços fortalece e incentiva a fidelização à marca. Por essa razão, contar com um software facilita todo o trabalho, otimizando-se consideravelmente tempo e dedicação no marketing pós-venda da sua empresa.

Além de todas as vantagens já citadas, o sistema também permite o controle financeiro e administrativo das informações relevantes para sua empresa. Assim, o cadastro de clientes, funcionários, fornecedores e médicos pode ser armazenado e seguramente mantido pelo tempo que for necessário.

O gerenciamento e a emissão das notas fiscais eletrônicas para o consumidor (NFC-e) podem ser feitos facilmente com o uso desse sistema, evitando-se perdas e problemas afins. Sem esquecer do auxílio com toda a questão financeira da loja, como avisos recorrentes sobre quais contas estão pendentes, previsão de débitos futuros, relatórios e fluxos de caixa.

Outra vantagem é a aferição dos cálculos das comissões para cada funcionário, de acordo com suas vendas. A medida permite um controle confiável dos custos. Isso significa que, com a clareza maior desses valores devidos aos vendedores, é possível incentivá-los a alcançar novas metas, com base em dados tangíveis. Em consequência, as vendas na sua empresa podem aumentar ainda mais.

No entanto, para garantir todas essas vantagens, é essencial compreender que sua empresa precisa, além do investimento no software, treinar adequadamente seus funcionários para que todos os dados possam ser devidamente inseridos e processados. Tenha em mente que o uso incorreto do software impede o real aproveitamento das vantagens trazidas pela automação.

Portanto, para todo empreendedor desse ramo que busca vender óculos de modo mais lucrativo e otimizado, é indispensável manter seu negócio sempre atualizado de acordo com as variações sazonais ditadas pela moda. Afinal, a todo momento novas tendências surgem na lista de consumo de seus clientes.

Por essa razão, entender tais demandas e obter um estoque próximo aos estilos em alta no mercado é um passo estratégico a ser adotado pela empresa.

Nesse sentido, as tendências de 2018 para óculos têm retomado estilos mais retrô, muito marcantes nos anos 80, como os óculos arredondados utilizados por grandes ícones do rock daquela época. As lentes transparentes e coloridas (também marcas registradas desse período) estão entre as prediletas de muitos consumidores. Por isso, tais modelos precisam estar presentes e disponíveis nas vitrines da sua loja.

Além disso, a adoção de medidas eficazes de contato com o cliente aumenta significativamente as chances de boas vendas, como a prestação de atendimento personalizado e a aposta em políticas de fidelização para fortalecer o laço entre os clientes e a sua loja.

Para isso, contar com um software de gestão sem dúvidas facilita todo o trabalho dedicado à sua loja, visto que o sistema realiza o cruzamento de dados da clientela e, se for de seu interesse, avisa-a automaticamente sobre a necessidade de realizar novos exames. Tudo isso fortalece a autoridade de sua marca e influencia positivamente nas vendas.

Vale ressaltar também que o sistema tem diversas outras funcionalidades que garantem um controle financeiro e administrativo mais robusto da sua empresa de forma mais fácil, rápida e segura!

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